Televisão

Relembre alguns shows do 'Bem Brasil', da TV Cultura, que estreava há 30 anos

Atração semanal fez história ao exibir apresentações ao vivo de vários estilos musicais

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 06/05/2021 às 16:02 | Atualizado em 06/05/2021 às 16:18
Notícia
X

Na história da televisão brasileira, há 30 anos, estreava na TV Cultura o programa Bem Brasil. Desde o início, a atração nascia com a proposta de transmissão de um show, ao vivo, direto do anfiteatro da USP em São Paulo. Como anfitrião, o apresentador e músico Wandi Doratiotto. As apresentações eram abertas ao público e transmitidas ao vivo aos domingos.

>> Seriado 'Cocoricó' estreia no catálogo da Amazon Prime Video

>> 30 anos de 'Rá-Tim-Bum': Relembre cinco momentos do programa

>> 'Lava outra, lava uma': Criador do Castelo Rá-Tim-Bum relembra o hit 'Lavar as Mãos'

No programa de estreia, participou o grupo de choro Isaias e seus Chorões e a apresentação de Altamiro Carrilho, que é o autor do choro que deu nome ao programa, e comemorou 50 anos de carreira musical naquela manhã.

Desde então, o Bem Brasil se consolidou como um espaço musical democrático na TV brasileira, onde se apresentam novos e consagrados artistas de diversos estilos musicais, do forró ao rock passando pela MPB, samba, funk, rap, entre outros.

Ao longo do tempo, o programa deixou a USP e foi transmitido do SESC Interlagos e também SESC Pompéia, na capital paulista. Em sua trajetória, se apresentaram nomes como Gal Costa, Luiz Melodia, Daniela Mercury, Hermeto Pascoal, Tom Zé, Barão Vermelho, Zeca Baleiro, Cássia Eller, Tim Maia, Dominguinhos, Chico Science e Nação Zumbi, Alceu Valença, Reginaldo Rossi, Dona Ivone Lara, Jorge Ben, João Bosco, Paulinho da Viola, Rita Ribeiro, Zélia Duncan, Ed Motta, O Rappa, Capital Inicial e Cidade Negra.

Com 17 anos de história, o programa musical ficou no ar até 3 de maio de 2008. E nas últimas temporadas, as apresentações eram gravadas e exibidas aos sábados. Mesmo assim, o Bem Brasil contribuiu e muito para a difusão da música popular brasileira durante sua trajetória. Relembre abaixo a íntegra de algumas edições que estão disponíveis no canal da TV Cultura no YouTube.

RELEMBRE ALGUNS SHOWS DO 'BEM BRASIL':

 

1) Tim Maia

 

2) Lulu Santos

 

3) Zé Ramalho

 

4) Dominguinhos

 

5) Reginaldo Rossi

Tags

Autor