Plano de convivência

Saiba a previsão de reabertura dos cinemas e teatros em Pernambuco

Espaços culturais estão fechados para tentar conter a pandemia de covid-19 no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 12/05/2021 às 17:20
Notícia
X

Diante da situação de Pernambuco frente à pandemia da covid-19, com números altos de contágios e de mortes (de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (12), foram registrados nas últimas 24 horas, 2.426 casos e 80 óbitos pela doença), ainda há muitas incertezas quanto ao futuro de alguns setores econômicos. No âmbito da cultura, espaços como cinemas, museus e teatros estão fechados há meses no Estado.

Quando houve a reabertura de várias atividades, em 31 de março, estava previsto no Plano de Convivência com a covid-19 divulgado pelo Governo de Pernambuco que os cinemas, museus, teatros e outros equipamentos culturais tinham previsão de reabertura no dia 25 de abril. O aumento na quantidade de casos e de mortes por conta da pandemia, no entanto, alteraram os planos.

Agora, de acordo com informações divulgadas pelo Governo, as medidas restritivas foram prorrogadas até o dia 23 de maio. 

"A decisão foi motivada pelos indicadores da doença, que permanecem em um platô de estabilidade, embora com patamares ainda elevados. Desde o dia 26 de abril, o funcionamento do comércio de praia está permitido de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. A proibição, porém, está mantida nos finais de semana. Além disso, as atividades de maneira geral podem funcionar, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só podem funcionar até às 17h. Nos dias de semana, as atividades econômicas em geral continuarão com permissão para funcionar das 10h às 20h", afirmou o governo.

 

Dessa forma, caso não haja uma nova prorrogação das medidas, os cinemas, museus e teatros de Pernambuco poderiam reabrir a partir do dia 23. As perspectivas, no entanto, não são animadoras. Com o ritmo lento de vacinação em todo o Brasil e a falta de controle da pandemia, é provável que a suspensão permaneça. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, os cinemas já voltaram a abrir.

>> Documentário pernambucano é selecionado para festival na Rússia>> Espetáculos da Paixão de Cristo amargam segundo ano de cancelamento

>> Paulo Gustavo e as mensagens de Dona Hermínia: a mãe que conquistou o País

Vários filmes de grandes distribuidoras têm previsão de estreia nesses espaços abertos ao redor do País. É o caso de Mundo em Caos, com Tom Holland, que chega aos cinemas na quinta-feira (13). Outros lançamentos que devem chegar às telonas este ano são Viúva Negra, Um Lugar Silencioso 2 e Mortal Kombat.

Tags

Autor