Literatura

Nova edição da revista Plaf discute quadrinhos na América Latina

Publicação conta com perfis, entrevistas, quadrinhos inéditos e reflexões sobre a linguagem artística

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 14/05/2021 às 13:22 | Atualizado em 14/05/2021 às 13:32
Notícia
X

A nova edição da revista Plaf já está à venda e traz em sua matéria de capa uma reportagem sobre os quadrinhos feitos na América Latina. O texto discute a aparente desconexão existente entre os mercados dos países do continente e de como isso está gradualmente mudando.

Com capa assinada pelo pernambucano Rogi Silva, autor de Pumi do Vulcão e Mergulhão, a revista traz ainda uma entrevista com a quadrinista equatoriana-colombiana Powerpaola, autora de obras como QP e Vírus Tropical, e um ensaio sobre o apagamento histórico e o pioneirismo dos quadrinhos feitos por artistas negros e negras e uma matéria sobre a importância do quadrinho independente.

Outro destaque da publicação é o resgate da passagem de Will Eisner, nome seminal dos quadrinhos, pela capital pernambucana, quando foi um dos convidados do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos, que acontecia no Bairro do Recife. A edição conta ainda com um perfil da letrista Lilian Mitsunaga; uma análise da primeira Saga do Clone, história clássica do Homem-Aranha; além do processo artístico na criação da HQ pernambucana O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, finalista do prêmio Jabuti 2020.

A Plaf traz ainda quadrinhos inéditos criados especialmente para a edição. Além de Rogi Silva, participam Puiupo, Jessica Groke, Talles Molina e Jarbas.

O projeto é uma iniciativa da Revista O Grito!, de Recife, e é editada por Paulo Floro, Dandara Palankof e Carol Almeida, com edição de arte e diagramação de Erika Simona e Igor Colares. A publicação tem o incentivo do Funcultura - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Pernambuco e apoio da Cepe. A Plaf pode ser comprada aqui.

Tags

Autor