LIVRO

Thiago Paleari compartilha bastidores da profissão em 'Diário de Um Assessor de Imprensa'

Primeira publicação do assessor e produtor cultural sul-mato-grossense quer aproximar o leitor do dia a dia da comunicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 14/05/2021 às 14:00 | Atualizado em 14/05/2021 às 17:48
Notícia
X

Que a comunicação é atividade fundamental para a busca de uma organização social mais justa e igualitária muitos já sabem. O que nem sempre chega à informação geral são os pormenores dos bastidores dessa área de conhecimento, que abrange diferentes funções e profissões, como a dos assessores de imprensa, responsáveis por fazer a ponte entre seus clientes - os assessorados - e veículos como jornais, emissoras de rádio e canais de televisão.

Foi movido pelo desejo de responder a essas e outras curiosidades que o sul-mato-grossense Thiago Paleari escreveu Diário de Um Assessor de Imprensa (Scortecci Editora, 93 páginas), seu primeiro livro.

Formado em Relações Públicas, Thiago, que tem 30 anos, atua como assessor, principalmente de artistas, desde 2012, quando passou a morar em São Paulo capital. Desde então, viveu momentos de glória, como as viagens internacionais ao lado do DJ Erick Jay, e também apuros, que hoje rendem boas gargalhadas, a exemplo de quando quase foi preso junto a banda NDK, no Rio de Janeiro.

Leia também: Banda NDK lança 'Lua', primeiro single do álbum 'O Selenita'

Leia também: NDK chega ao destino do álbum 'O Selenita'

O livro relembra a trajetória profissional do autor desde a pouca experiência dos tempos de recém-formado até a atual prática de quem tira de letra as situações mais inesperadas, incluindo a responsabilidade de atuar também como produtor cultural e diretor da empresa que fundou há cerca de oito anos.

Tudo isso de forma leve e divertida, exatamente como a leitura de um diário de grandes memórias. Ao todo, são 28 histórias, alocadas em títulos como Nem só de funk vive uma agência, O primeiro calote e Um Vinho com o Nasi e acompanhadas por fotografias de acervo pessoal.

"Vim do interior e sempre que voltava para lá, em época de férias, amigos e família perguntavam muito sobre o trabalho", conta ele ao JC.

"Assessoria de imprensa é uma profissão consolidada, mas ainda nova em relação às tradicionais, gera dúvidas. Quando você trabalha com artistas, e tem acesso aos bastidores das TV's, das rádios, as pessoas querem saber como é, o que acontece por trás. Quis desmistificar e humanizar a profissão. Fora que de uns tempos para cá, as pessoas não se interessam apenas pelo produto final, mas também pelo modo como ele foi feito. Fica mais interessante, as pessoas estão entendendo, por exemplo, que a vida perfeita do influenciador digital famoso não existe".

MEMÓRIAS E COMPANHIA

Escrito em cerca de cinco meses, durante o primeiro semestre de 2020, o livro funcionou também como companhia para Thiago durante o isolamento social necessário por causa da pandemia.

"O assessor de imprensa é também um contador de histórias. Esse resgate me fez muito bem mentalmente. Como moro sozinho, foi ainda mais difícil esse período de recolhimento. Resgatar dias felizes e engraçados foi um forma de pensar que vou viver aquilo novamente", encerra Thiago Paleari.

Diário de Um Assessor de Imprensa está à venda nas principais lojas do ramo, em formato físico e como e-book.

Tags

Autor