Artes cênicas

Coletivo Angu lança o experimento virtual 'Grupo de Risco'

Obra é baseada no trabalho do escritor pernambucano Marcelino Freire

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 15/05/2021 às 14:29
Notícia
X

O Coletivo Angu de Teatro lança neste sábado (15) seu mais novo trabalho, o experimento online Grupo de Risco. O trabalho apresentará visões distintas dos integrantes do grupo sobre textos de autoria de Marcelino Freire, autor pernambucano com quem o grupo tem uma parceria de anos. A exibição acontece às 22h, no YouTube, e é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência, através do Sympla (o link está disponibilizado no perfil do Instagram do coletivo).

Nesta primeira sessão, a encenação ficará por conta da atriz Gheuza Sena. Nos dias 22 e 29 deste mês, se apresentam Ivo Barreto e Lilli Rocha, respectivamente. Nos dias 5, 12 e 19 de junho serão transmitidas, em ordem, as atuações de Luís Cao, Marcondes Lima (que também assina a direção) e Nínive Caldas.

Este é o terceiro trabalho do Angu produzido durante a pandemia, após os artistas apresentarem Onde Está Todo Mundo? e Fazer o Quê? (ainda inédito), no ano passado. Grupo de Risco coloca em evidência a velhice, com ênfase ao olhar crítico do autor, denunciando também os projetos de necropolítica que acontecem na contemporaneidade. O espetáculo é um experimento híbrido, cruzamento do teatro com o audiovisual.

"São três textos: o primeiro, Grupo de Risco, que o título do conto dá nome ao experimento cênico que a gente faz; A Mulher e A Morte. O Grupo de Risco é um texto mais poético, falado em primeira pessoa, com um velho ou uma velha, dependendo do ator que estiver dando vida, o que é interessante, enquanto os outros dois são quadros fixos", explica Marcondes Lima. "Cada ator teve uma liberdade bem grande de propor a sua visão, como imaginava a cena, as situações."

Também existe a opção para contribuições espontâneas para ajudar o grupo financeiramente. O projeto foi viabilizado através do Edital de Fruição, Criação e Difusão LAB-PE.

Tags

Autor