Artes cênica

Festival de Ópera de Pernambuco ganha edição virtual, a partir desta terça (1º)

Apresentações serão disponibilizadas gratuitamente no YouTube ao longo do mês de junhp

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 01/06/2021 às 9:41 | Atualizado em 01/06/2021 às 9:43
Notícia
X

Começa nesta terça-feira (1º) a segunda edição do Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE), que retorna em formato virtual. Esta versão do evento, adaptada à pandemia, homenageia Mozart, um dos maiores compositores da música clássica ocidental, cujo aniversário de 230 anos de morte será no dia 5 de dezembro deste ano. Cinco das mais famosas óperas do artista austríaco foram escolhidas para essa homenagem.

As exibições acontecem sempre às terças-feiras de junho, às 19h. A abertura fica a cargo da obra As Bodas de Fígaro. No dia 8, o destaque é Don Giovanni, enquanto no dia 15, apresenta-se A Flauta Mágica. Essas três primeiras atrações são apresentadas no formato de Galas Líricas, ou seja, são trechos de ópera acompanhados por um piano. Elas serão em solo, duos e ensembles.

Nos dias 22 e 29, o festival disponibiliza as gravações de duas óperas, O Empresário e Così Fan Tutte, respectivamente. Ambas são acompanhadas pela formação camerística da Sinfonieta UFPE.

As apresentações foram gravadas no prédio histórico da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), parceira do festival nesta edição, localizado em frente ao Marco Zero, no Bairro do Recife. Todo o material será compartilhado gratuitamente para o público através do Youtube.

Toda a equipe artística e técnica envolvida nesta edição do Festival é formada por pernambucanos ou radicados no Estado, fomentando, oportunizando, fortalecendo e dando reconhecimento aos profissionais locais.

A proposta da iniciativa, que é estimular a produção de ópera em Pernambuco, passa também por um caráter formativo. Ao longo deste mês, serão compartilhados conteúdos sobre a linguagem artística e respondidas dúvidas sobre ópera no Instagram da mostra (@festivaloperape).

O segundo Festival de Ópera de Pernambuco foi viabilizado com incentivo da Lei Aldir Blanc e por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco. Ele é uma realização da Gárgula Produções, juntamente com a Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR) e Sinfonieta UFPE, grupos de extensão da
Universidade Federal de Pernambuco criados em 2016 pelo maestro Wendell Kettle.

Tags

Autor