Audiovisual

Cursos online oferecem formação para cinema e televisão

Núcleo de Qualificação de Audiovisual do Nordeste tem 20 anos de atuação no mercado audiovisual

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 01/06/2021 às 15:59 | Atualizado em 01/06/2021 às 16:03
Notícia
X

O Núcleo de Qualificação de Audiovisual do Nordeste (NQA) lançou cursos para a área de audiovisual e está com inscrições abertas. Até o final de 2021, serão oferecidos seis eixos de formação com os seguintes temas: Direção Criativa, Narrativa de Séries, Produção e Mercado Internacional, Des-documentário; Indicadores de Qualidade e Captação Digital e Roteiro Infantojuvenil. As aulas do primeiro curso se iniciam no dia 8 de junho e as inscrições podem ser feitas até o dia 7 neste site.

As formações serão realizadas inteiramente online e ministradas por profissionais como o diretor e roteirista Henrique Goldman, a roteirista de telenovela Sônia Rodrigues, o gestor público e roteirista de telejornal Getsemane Silva e o produtor cinematográfico Paulo Boccato.

A curadoria do projeto é da cineasta Maria Pessôa. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada na LFS - London Film School e no INA - Institut National de l’Audiovisuel, ela assinou recentemente a direção de fotografia do especial Mães – Um Filme pra Falar de Amor, exibido na Globo Recife.

Maria também lidera o Núcleo de Qualificação Audiovisual do Nordeste, que conta com mais de 20 anos de atuação e forma profissionais que atuam com audiovisual, tanto no cinema quanto na academia. O núcleo já formou mais de 400 profissionais.

Direção criativa

O primeiro workshop oferecido é o de Direção Criativa, com aulas ministradas pelo roteirista Henrique Goldman. A carga horária do curso é de 30 horas, divididas em 10 encontros de 3 horas cada. Os primeiros encontros girarão em torno de como desenvolver uma ideia e iniciar a escrita de um roteiro de cinema, com foco em curta-metragens.

Ao examinar os elementos básicos de uma cena e de um enredo, o aluno será solicitado a criar o começo, meio e o fim de uma história - a semente original a partir do qual cada aluno vai desenvolver um curtas-metragem e realizá-lo.


Tags

Autor