Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Dicas de harmonização de pratos e vinhos para um jantar especial

O JC pediu para que Francisco Rebêlo, Chef do restaurante Douro In, desse dicas de como harmonizar os vinhos Branco, Rosé, Tinto e do Porto com entradas e pratos principais para você arrasar no menu de jantar do Dia dos Namorados, celebrado neste sábado (12)

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Alves

Publicado em 12/06/2021 às 7:00
Notícia
X

Se você é fã de vinhos, certamente gosta de apreciar a bebida com um bom aperitivo ou um prato especial. Pensando nisso, o JC pediu para que Francisco Rebêlo, Chef do restaurante Douro In, localizado no RioMar Recife, desse dicas de como harmonizar os vinhos Branco, Rosé, Tinto e do Porto com entradas e pratos principais para você arrasar no menu de jantar do Dia dos Namorados, celebrado neste sábado (12). Além disto, ele traz ainda sugestões de como combinar o espumante com os pratos. Você pode conferir todas as dicas no vídeo da TV JC.

Uma das primeiras dicas do Chef Francisco está relacionada ao espumante. Segundo ele, a bebida é ótima para limpar o paladar e o deixa pronto para receber o menu especial preparado para a data. Em relação às entradas que combinam com o espumante, ele cita dois exemplos: você pode apostar em um queijo brie com uma calda de frutas vermelhas ou em massas folhadas. Além disso, você também pode harmonizar o espumante com frutos do mar, como um peixe. Por fim, o Chef deixa uma dica extra para os amantes de espumante: você pode combinar a bebida com um morango ou uma fruta ácida mais fresca, que tenha pouca quantidade de açúcar.

>>> Não sabe o que fazer no Dia dos Namorados? Restaurantes do RioMar oferecem menus especiais e até antecipam o jantar; confira

>>> Veja 10 dicas de presente para o Dia dos Namorados

Vinho Branco


Se você gosta de um bom vinho branco, pode apostar em aperitivos mais salgados, como queijos, para iniciar a refeição. Entradas à base de peixe como carpaccio de salmão, atum selado ou marinado e sushi também são boas opções para harmonizar com este tipo de vinho. O Chef lembra ainda que é importante combinar o corpo do prato, com o corpo do vinho, assim você consegue fazer uma boa harmonização.


Vinho Rosé

Uma dica importante para quem gosta de vinho rosé, é servi-lo um pouco mais gelado. Em alguns lugares, este tipo de vinho é um pouco mais ácido, funcionando como um vinho branco, e combina bem com frutos do mar. O rosé também tem uma ótima harmonização com queijos e é excelente como aperitivo. O Chef também comenta que este tipo de bebida combina bem com uma carne branca e carpaccio.

 

Vinho Tinto


Segundo o chef Francisco, o vinho tinto é um grande expoente. Inclusive, os amantes da bebida já começam a toma-lo com um bom aperitivo, com queijos mais encorpados. Como entrada, ele cita patês de fígado ou campagne. Como prato principal, você pode optar por uma carne mais forte, como cordeiro ou pato.


Vinho do Porto


No caso do vinho do porto, a sugestão de entrada é apostar em queijos mais forte, como o gorgonzola. Para compor a mesa, você também pode usar frutas secas e amendoas tostadas. Em relação ao prato principal (jantar), o chef fala que o vinho do porto pode ser um bom elemento para molhos e finalizações de refeição, junto com chocolates. Ele reforçar que a sobremesa não deve ser mais doce que o vinho.

>>> Pesquisa aponta que 93 milhões de consumidores devem presentear no Dia dos Namorados; maridos e esposas são maioria

>>> Sem bares e restaurantes no Dia dos Namorados, motéis do Grande Recife oferecem jantar, decoração e brindes especiais

Receitas de almoço para preparar no Dia dos Namorados

Você também pode conferir receitas de almoço para preparar no Dia dos Namorados. Entre as dicas estão Macarrão à carbonara, Bobó de camarão, Arroz de forno à parmegiana e muitas outras. Veja outras receitas na coluna Sabor da Gente.

Tags

Autor