DANÇA

Mito indígena é tema do espetáculo inédito 'Terra Sem Males'

Montagem da Ehioze Cia. de Dança terá estreia gratuita transmitida no domingo (13); saiba como assistir

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 12/06/2021 às 8:25
Notícia
X

Terra Sem Males, montagem inédita da Ehioze Cia de Dança, estreia em formato online neste domingo (13), às 19h10. O título é referência direta a uma das principais crenças de povos nativos brasileiros, da etnia Guarani: "uma terra de felicidade, lazer eterno e imortalidade, onde não há guerras, fome e doenças", sublinha o grupo.

Sentidos e significados do mito são experimentados por seis bailarinos, em movimentos da dança contemporânea. A companhia é natural de Vitória - ES e comemora o retorno aos palcos no espetáculo. A apresentação foi gravada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no centro da capital capixaba, e será transmitida através do perfil do grupo no Instagram (@ciaehioze). O acesso é gratuito.

Leia também: Dia da Resistência Indígena: cinco artistas brasileiros para começar a ouvir já

Leia também: Por que no dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio? Entenda

“Temos como construção social capixaba os povos indígenas. Povos estes que, durante muito tempo, dominavam toda a extensão do estado, mesmo quando os brancos estavam colonizando e construindo a vila de Vitória", destaca Elidio Netto, pesquisador do tema e coreógrafo do espetáculo. "A ‘invisibilidade’ dos povos indígenas é uma marca dos textos mais populares da nossa história e, infelizmente, em nosso estado, o cenário não diverge”.

ESTUDO

A construção do espetáculo está atrelada à pesquisa realizada na residência artística “Territorialidade Ancestral - Terra Sem Males”, ministrada por Elidio.

“Fizemos um estudo antropológico e corporal sobre origem, fertilidade, territorialidade e identidade e tratamos desse mito sob uma perspectiva atual, o que permitiu uma reflexão sobre diversos aspectos relacionados a variadas sensações causadas pelo processo”.

Terra Sem Males, o espetáculo, tem apoio dos recursos da Lei Aldir Blanc, fornecidos pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

Tags

Autor