Arte

Clipe homenageia Ariano Suassuna, que completaria 94 anos nesta quarta (16)

'A Sagração dos Povos da Iarandara' une música, audiovisual, dança e literatura

Márcio Bastos
Márcio Bastos
Publicado em 16/06/2021 às 15:26
Notícia
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Paraibano radicado em Pernambuco, Ariano Suassuna marcou a literatura brasileira com sua obra original - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

Neste dia 16 de junho, quando Ariano Suassuna completaria 94 anos foi lançado o videoclipe A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna. O trabalho, concebido e roteirizado pela professora Suelma Moraes, da UFPB, é baseado nas obras O Rei Degolado ao sol da Onça Caetana (1976) e o Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores (2017), tendo como trilha sonora a música Cavaleiro do Sol, composta por Antúlio Madureira.

Iarandara, uma criação de Ariano Suassuna, traz uma fabulação a origem do povo brasileiro, e significa “Rainha dos povos escuros, povos integrantes da Raça parda e bruna do mundo”.

As gravações ocorreram na Pedra do Ingá (Ingá/PB), Ilumiara Jaúna (Fazenda Carnaúba, em Taperoá/PB), Ilumiara Acahuan (Aparecida/PB) e Lajedo do Caboclo (Matureia/PB), com participações do artista visual, Manuel Dantas Suassuna; da intérprete criadora, Maria Paula Costa Rêgo e do artista multivisual Elioenai Gomes.

As imagens e edição foram captadas pelo cineasta Augusto Pessoa, com a produção executiva de Marília Rosado Maia. O projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Assista ao vídeo:

Comentários

Últimas notícias