Literatura

Livro pernambucano é escolhido para integrar o Clube de Leitura da ONU

Obra é escrita por Lêda Sellaro. É a primeira vez que um livro da Cepe integra a lista

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 21/06/2021 às 10:29 | Atualizado em 21/06/2021 às 10:33
Notícia
X

O livro infantojuvenil Uma Festa na Floresta, de Lêda Sellaro, foi selecionado para o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Língua Portuguesa. O programa é idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo promover um futuro melhor para crianças entre 6 e 12 anos, através da leitura. A obra de Lêda está entre as 175 selecionadas do Brasil, entre mais de mil inscrições, e configura a primeira vez que um livro da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) integra a lista.

Mestre em Educação e Doutora em História pela UFPE, Lêda Sellaro recebeu o Prêmio Amaro Quintas (2009 e 2011), da Academia Pernambucana de Letras, com livros sobre educação. É membro da União Brasileira de Escritores (UBE), e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Já publicou vários livros infantis, como Confabulando em cordel (2014), também pela Cepe Editora.

Uma Festa na Floresta conta a história de um jantar arquitetado pelo Saci como uma forma de reunir seres da mata e do folclore brasileiro para celebrar. Seu plano, no entanto, conta com alguns contratempos, como as peculiaridades de seres difíceis de agradar, como Iara, o Curupira, o Boitatá, e de um outro grupo que tem intenções de atrapalhar o encontro. As ilustrações são da Argentina Anabella Lópes.

Fizeram parte da seleção obras de língua portuguesa publicadas entre 2016 e 2020. O projeto integra o Brasil no movimento global SDG Book Club, idealizado pela ONU em parceria com a Associação Internacional de Editores (IPA). Até 2019, quando o Clube de Leitura dos ODS da ONU foi lançado, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, só faziam parte títulos nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, francês, russo e espanhol. As obras escolhidas serão publicadas no site da ONU ainda este mês.

Das 17 categorias do clube, todas ligadas aos ODS, o título da Cepe figura em Vida Terrestre, e irá compor a Agenda 2030 da entidade internacional, um plano global para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. A seleção do título foi realizada em 2020 por leitores da seção brasileira da International Board on Books for Young People (IBBY) da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Câmara Brasileira do Livro (CBL), e Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Tags

Autor