Princesa do Pop

Onde assistir ao documentário sobre a tutela de Britney Spears? Saiba mais

'Framing Britney Spears' aborda a trajetória da cantora, do sucesso aos problemas judiciais

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos, Giovanna Torreão

Publicado em 28/06/2021 às 16:13 | Atualizado em 28/06/2021 às 16:47
Notícia
X

A vida pessoal de Britney Spears é examinada de perto por milhões de pessoas desde quando ela era apenas uma adolescente e estorou com o disco ...Baby One More Time (1999). Recentemente, a artista estadunidense voltou a ocupar as manchetes graças à campanha Free Britney (Liberte Britney, em português), lançada por seus fãs para que ela deixe a tutela instituída desde 2008, que deu ao seu pai, Jamie Spears, o controle completo sobre suas finanças e vários aspectos da vida pessoal.

O movimento ganhou força este ano, com o lançamento do documentário Framing Britney Spears: A Vida de Uma Estrela, produzido pelo The New York Times. A produção aborda desde a infância de Britney ao seu estrelato, chegando até um dos capítulos mais complicados de sua biografia: em 2007, passando por problemas emocionais e acuada pela perseguição da mídia, ela sofre uma intervenção judicial que tira sua autonomia. Desde então, sua tutela ficou a cargo de seu pai.

A produção se tornou uma das mais comentadas e levantou debates sobre a situação da estrela, que recentemente afirmou que deseja tirar o pai da tutela e revelou ter sido submetida a situações abusivas, desde ter seu dinheiro controlado até ser obrigada a trabalhar doente. Ela também disse ter um DIU que impede que ela engravide - e que seu pai não a deixa remover.

No Brasil, o documentário pode ser visto na Globoplay. Na época do lançamento, o filme recebeu muita atenção da mídia local, tendo trechos exibidos no Big Brother Brasil e em uma reportagem especial do Fantástico, ambos na Globo.

Entenda o que é a tutela de Britney Spears

Jamie Spears foi nomeado em 2008 na justiça norte-americana como responsável legal por assuntos pessoais e financeiros da cantora. Assim, dos 22 anos da carreira profissional de Britney Spears como cantora, 13 foram com o pai como tutor.

Ao longo da carreira, Britney vendeu mais de 150 milhões de álbuns e, atualmente, tem uma fortuna de US$ 60 milhões, valor bem abaixo do esperado para uma carreira de tamanho sucesso, conforme a revista Forbes.

A cantora começou a ter problemas com a saúde mental a partir de 2007. Entre esse ano e o seguinte, ela passou por diversas questões na vida pessoal, como o divórcio de Kevin Federline; a perda da custódia dos filhos Sean (2005) e Jayden (2006); e o internamento em uma clínica de reabilitação. Foi nesse período também que ela raspou a cabeça e atacou o carro de um fotógrafo.

Então, citando esses episódios, o pai da cantora entrou com uma petição no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles pedindo uma tutela temporária de emergência. A tutela legal é dada quando uma pessoa é considerada incapaz de cuidar de si mesma, e um parente pode entrar com um pedido em um tribunal para controlar os negócios dessa pessoa. Na justiça americana, esse tipo de petição é mais comum com idosos, deficientes e pessoas muito doentes.

Vale destacar que muitos dos detalhes do caso seguem em sigilo, mas documentos vazados pela imprensa americana citam “uma doença mental não divulgada” e “abuso de substâncias” como as razões para tutela da cantora.

Tags

Autor