Performance

Filme busca estimular um novo olhar sobre o Rio Fragoso, em Olinda

'Memórias de um ex-Rio' é uma criação da performer e bailarina Gabriela Holanda

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 30/06/2021 às 19:01 | Atualizado em 18/05/2022 às 14:36
Notícia
X

Gabriela Holanda apresenta filme Memória de um Ex-Rio, com lançamento no YouTube, nesta quarta-feira (30), às 19h. O trabalho é focado no Rio Fragoso, que nasce em Ouro Preto, em Olinda, e chega até o Rio Paratibe, no Janga, em Paulista. A obra convida o público a conhecer a história deste caminho das águas, normalmente associado às enchentes e sua má preservação, por outro ângulo, a partir do olhar da dança e da performance.

Dançarina, atriz e performer, Gabriela Holanda dirigiu e performou Memórias de um ex-rio a partir da escuta ativa em entrevistas com moradores dos entornos do rio, sendo ela própria residente da área atingida pelas enchentes. Em termos de dança, o projeto dialoga com a ecoperformance e também com a dança contemporânea.

Ela imprime na obra o que chama de “composição situada no lugar”, para se conectar com a ecoperformance. Pensando nos movimentos apresentados no curta, é possível perceber a presença constante do espiral e do serpentear como base para a investigação de movimento e composição para dança. Além de Gabriela, participam do elenco Iara Sales, José Cirilo Neto e Marcela Aragão. A iniciativa conta com apoio da Lei Aldir Blanc.

 

Tags

Autor