Dado Dolabella recusa vacina e diz que vai esperar imunizante vegano contra a covid-19
Ator é ativista vegano há seis anos e já contraiu covid-19
Um comentário do ator e ativista vegano Dado Dolabella repercutiu nas redes sociais nesta sexta-feira (9) após se posicionar de forma polêmica sobre veganismo e covid-19. Aos 40 anos, o ator já poderia ter recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19, mas ele revelou que só se imunizará quando houver uma "vacina sem testes em animais".
Em outro post, Dado defende que a pandemia do coronavírus foi causada por causa do consumo de animais por humanos. "A sociedade gerou a pandemia comendo animais e agora os veganos têm que pagar sendo obrigados a ficarem confinados, usando drogas impostas pela indústria farmacêutica e usando máscara respirando o próprio gás carbônico? Por que não resolvem o problema pela raiz? Parar de comer animais… o que gera pandemia" escreveu.
Já numa terceira postagem ele conta que está há seis anos (tempo que é vegano) sem consumir medicamentos. "E olhe que tive covid, hein?", diz ele. No post ainda ele escreveu uma frase atribuída a Mahatma Gandhi: "Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis."
Nos comentários, uma seguidora apoiou a luta contra o consumo de carne animal, assim como o fim dos teste de laboratório em animais, mas advertiu que a postura do ator seria um desserviço ao desincentivar a vacinação contra a covid-19: "Até aqui eu tava concordando em muitas coisas com você, mas aí ser contra a vacina já é demais. Querido, as pessoas estão morrendo e o vírus sendo transmitido. Sim, é preciso conscientizar as pessoas que todas essas doenças e pragas citadas foram geradas pelo consumo e exploração animal, mas não é recusando uma vacina que vamos resolver o problema. Tem muita gente aí que é vegano há pouco tempo e tem chances de morrer pegando a doença inclusive. Você pode até se garantir porque já é vegano há 6 anos, mas por mais q o risco de complicações seja menor, ainda há o risco da complicação existir."