AJUDA FINANCEIRA

Auxílio Emergencial: veja lista de habilitados para receber benefício do Ciclo Junino

Quem não foi habilitado ainda pode recorrer e tentar ser um dos beneficiários do programa

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 20/07/2021 às 8:29 | Atualizado em 20/07/2021 às 8:38
Notícia
X

O Governo de Pernambuco divulgou a lista das propostas habilitadas para receber o Auxílio Emergencial Ciclo Junino, programa que tem como objetivo conceder apoio financeiro a artistas e grupos culturais da tradição junina de todo o Estado, impedidos de promover suas atividades por causa da pandemia da covid-19. Ao todo, foram 463 inscrições realizadas, das quais 374 foram habilitadas (lista completa abaixo).

Quem não foi habilitado ainda pode recorrer e tentar ser um dos beneficiários do programa. Segundo a administração estadual, o prazo para apresentação de recursos começou nessa segunda-feira (19) e segue até esta quarta-feira (21). O resultado dos recursos será divulgado na próxima sexta-feira (23) e o resultado final na próxima segunda (26). A previsão é que o pagamento do auxílio seja realizado no dia 30 de julho.

Na avaliação de Marcelo Canuto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o programa é uma forma de garantir uma contribuição para manutenção e sustento de seus grupos e bandas durante a pandemia. “Este auxílio é importante pois trará um amparo a diversos profissionais da cultura, profissionais que têm neste período do Ciclo Junino seu ápice para apresentações artísticas”, afirmou Canuto.

Segundo o secretário Estadual de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, a quantidade de inscritos correspondeu com a expectativa. “Esse número foi calculado a partir de um levantamento que fizemos para garantir que todos os artistas e grupos que integraram pelo menos uma das nossas grades de contratação em 2018 e 2019 tivessem direito ao benefício”.

O programa

A iniciativa é realizada por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). De acordo com a proposta, o valor do Auxílio Emergencial Ciclo Junino de Pernambuco corresponderá a 60% do último cachê recebido pelo artista ou grupo cultural, por meio de contratação realizada pela Fundarpe ou Empetur nos Ciclos Juninos. Os valores definidos terão um piso de R$ 3 mil e um teto de R$ 15 mil, pagos em parcela única.

Dentre as atrações artísticas que foram contratadas pela Fundarpe e/ou Empetur nos Ciclos Juninos de 2018 e 2019, estão: quadrilhas juninas, cirandas, grupos de coco, xaxado, bacamarteiros, bois, trios de forró-pé-de-serra, bandas de forró e artistas solo.

Lista de habilitados para receber o auxílio

Se não conseguir visualizar o documento, clique aqui

Tags

Autor