MEMÓRIA

Há dez anos, o mundo da música despedia-se de Amy Winehouse; relembre a carreira da cantora inglesa

Artista inglesa faleceu aos 27 anos, em decorrência de uma intoxicação alcoólica

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 23/07/2021 às 10:15 | Atualizado em 23/07/2021 às 18:23
Notícia
X

Na segunda faixa do álbum Abaixo de Zero: Hello Hell (2019), Carta Pra Amy, o rapper fluminense Gustavo Black Alien dirige-se, como pode-se imaginar, à Amy Winehouse. Dela, o eu-lírico pega emprestada a escuta, em um encontro de dois artistas que têm, pelo menos, duas características em exímia semelhança: o incontestável talento e a árdua batalha travada em busca da sobriedade. O desfecho dos versos da citada música revela que Black Alien tem tido cada vez mais êxito na concretização do objetivo, o que acabou não acontecendo com seu destinatário hipotético. Amy morreu há exatamente uma década, em 23 de julho de 2011, aos 27 anos, após sofrer uma intoxicação alcoólica acidental. Pouco tempo de vida, mas atravessado por uma imensa importância para a música contemporânea.

Amy Jade Winehouse nasceu em setembro de 1983, em Londres, membro de uma família de ascendência judaica. Interessada por música desde muito jovem, era admiradora principalmente do jazz e do soul, estilos que influenciaram diretamente sua carreira autoral, da firmeza na maneira de cantar aos trejeitos e apresentação visual. Antes de completar 18 anos, já integrava a National Youth Jazz Orchestra. Frank, o primeiro álbum solo, foi lançado em 2003, quando a intérprete e coautora de grande parte das 13 faixas tinha apenas 20 anos. Seu grave timbre de voz e as letras recheadas de confissões e ironias logo chamaram atenção de público e crítica, que a compararam a nomes como Billie Holiday.

>> Leia também: Dez anos sem Amy Winehouse: tributos celebram legado da artista; saiba onde assistir

Com Back To Black (2006), seu segundo disco, alcançou imensa repercussão mundial, recebendo dezenas de indicações a prêmios, vencendo várias delas, a exemplo do Grammy Awards 2008, na qual conquistou cinco categorias, incluindo a de Artista Revelação. O trabalho reúne suas canções mais populares, a exemplo de You Know I'm No Good, Rehab e a faixa-título.

É também neste período em que ela se mostra mais sensível e pesarosa, processo repassado em importantes trechos do documentário batizado com seu nome e lançado por Asif Kapadia em 2015. Ao longo da carreira, Amy chegou a vender mais de 20 milhões de álbuns, além de viver momentos marcantes, como a parceria com Tony Bennett em Body and Soul.

SHOW NO RECIFE

Fez única apresentação em Pernambuco, no Centro de Convenções, em 13 de janeiro de 2011, para um público de aproximadamente 12 mil pessoas. Além do Recife, a turnê brasileira passou ainda pelo Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo, com shows curtos e considerados apáticos, apesar de cheios. Ali, a artista já transparecia há algum tempo o impacto da longa batalha contra a dependência de drogas e álcool, tendo internado-se algumas vezes em clínicas de reabilitação.

Amy chegou a cambalear no palco, saiu algumas vezes sem aviso, e recebeu aplausos de boa parte do público a cada "desvio" no script tradicional, como se comemorassem sua vulnerabilidade como parte do espetáculo. Ela morreria seis meses depois.

A isso juntavam-se as idas e vindas do conturbado relacionamento com o ex-marido, Blake Fielder-Civil - e biografado no Back To Black -, com diversos desentendimentos tornados públicos. O comportamento cerceador da mídia especializa em torno da vida pessoal de Amy, inclusive, permanece tema de debates a respeito da responsabilidade deste tipo de abordagem, muitas vezes desumanizada - principalmente com mulheres - em desfechos trágicos como o que aconteceu com a artista.

Desde sua morte, filmes e livros, como Amy, My Daughter (Amy, Minha Filha), escrito por Mitchell Winehouse, seu pai, têm relembrado sua intensa e meteórica trajetória. Em 2014, uma estátua de bronze, esculpida em tamanho real por Scott Eaton, foi inaugurada no bairro de Camden Town, na capital britânica, onde Amy viveu.

Amy Winehouse permanece sendo apontada como um dos maiores talentos da música contemporânea internacional, acumulando hoje mais de dez milhões de ouvintes mensais somente no Spotify, além de 2,5 milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube.

Tags

Autor