AUDIOVISUAL

Cães e gatos dominam as telas do streaming; saiba o que assistir

Profundidade das relações entre humanos e pets é foco de séries documentais disponíveis no menu da Netflix no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 02/08/2021 às 8:30
Notícia
X

Os forçados momentos de reclusão trazidos pela covid-19 ajudaram a fortalecer a opinião quase que unânime sobre a boa companhia que os bichinhos de estimação fazem aos humanos. Cachorros, gatos, roedores e diversas outras espécies destas criaturinhas amorosas têm suas necessidades listadas na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proposta em 1978, e conseguem facilmente se tornar verdadeiros membros das famílias que os acolhem. É a profundidade destas relações o foco de duas séries documentais disponíveis no menu da Netflix no Brasil.

Dogs (Apenas Cães, na versão nacional) já tinha uma adorável primeira temporada disponível desde 2018, com seis episódios através dos quais somos apresentados a simpáticos protagonistas de quatro patas, como o labrador Ice, na Itália, um "cão pescador"; e o Husky Siberiano Zeus, que está de mudança da Síria para a Alemanha após anos longe do dono, um jovem refugiado da guerra.

Na recém-chegada segunda temporada, quatro novas histórias passeiam por países como Estados Unidos e Brasil, tendo sempre em comum o afeto e a parceria entre animal e tutor. Os Protetores é o título do episódio que se passa por aqui.

Com  48 minutos de duração, ele traz o Padre João Paulo de Araújo Gomes, que se tornou conhecido em Gravatá, no Agreste pernambucano, por fazer da Paróquia de Santana um ambiente seguro para cães sem lar. Comedouros e bebedouros estão entre as ações realizadas pelo pároco em prol do cuidado com os bichinhos.

>> Leia também: Conheça o padre que virou estrela de série da Netflix por levar cachorros à missa em Gravatá para incentivar adoção

Os felinos também têm vez com Cat People: Loucos Por Gatos, que estreou no começo de julho e, assim como Dogs, faz um excelente trabalho de curadoria ao redor do mundo, com pessoas de diferentes nações, hábitos culturais e realidades socioeconômicas unidas primordialmente por sua dedicação aos bigodudos. Há também um episódio especialmente dedicado a uma artesã que encontrou sua vocação artística ao criar um modelo de trabalho que eterniza a figura dos gatinhos como lembrança para os donos.

Como neste caso, entre uma fofura e outra há espaço também para várias reflexões sobre o modo como a humanidade tem lidado consigo no mundo atual, com conflituosos contextos sociopolíticos como pano de fundo. E, claro, a exposição de como podemos aprender muito sobre afeto, respeito, lealdade e coletividade através da convivência com essas figuras peludas.

COMPILADO DE FOFURA

Quem tirar um tempinho para navegar pelo catálogo da plataforma também vai de se deparar com outros conteúdos dedicados aos pets, a exemplo de Para os Felinos que Amamos (ou Kitty Love: An Homage to Cats, no original), filme com 1h de duração que compila vídeos caseiros com momentos divertidos no mais puro estilo gato - com direito narração em primeira "pessoa".

Vale também conferir a primeira temporada de Intervenção Canina, que em seis episódios acompanha o treinador Jas Leverette e suas técnicas de adestramento para cães de todas as raças, auxiliando a busca por um melhor relacionamento entre os animais e suas famílias.

Tags

Autor