Biomédica brasileira que sequenciou o genoma do coronavírus ganha boneca Barbie em sua homenagem
A Mattel lançou seis bonecas homenageando mulheres que desenvolvem papel importante no combate à covid-19
A Mattel anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento de seis bonecas Barbie em homenagem a mulheres que desenvolvem papel importante no combate à covid-19. Uma das "heroínas", como chamou a marca, é a pesquisadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus, que participou do primeiro sequenciamento do coronavírus no Brasil.
A análise do genoma do vírus da covid-19 foi feita no Brasil primeiramente por uma equipe liderada por pesquisadoras, e em apenas 48 horas. Jaqueline é biomédica, baiana e tem 31 anos. "Me tornar um modelo para novas gerações é provar que através das oportunidades, o talento e a inteligência podem alcançar e gerar frutos positivos para uma nação", disse a brasileira.
Ver essa foto no Instagram
Além da boneca de Jaqueline, também foram homenageadas a cuidadora norte-americana Amy O'Sullivan, enfermeira de urgências do Hospital Wycoff, de Nova York, a médica Audrey Cruz, de Las Vegas, a médica canadense Chika Stacy Oriuwa, a médica australiana Kirby White, uma das criadoras de uma roupa reutilizável para as equipes de saúde, e a cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19.
No início, Gilbert - professora de vacinologia da Universidade de Oxford - achou a iniciativa "muito estranha", mas disse em um comunicado da empresa que espera que "inspire uma próxima geração de jovens a trabalhar no campo da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática".
"Espero que as crianças que virem minha Barbie percebam como as carreiras científicas são fundamentais para ajudar o mundo que nos cerca", disse a professora, que foi condecorada em junho pela rainha Elizabeth II pelo seu serviço à saúde pública e à pesquisa médica.
"A Barbie reconhece que todos os trabalhadores da linha de frente fizeram enormes sacrifícios ao enfrentar a pandemia. Para iluminar seus esforços, estamos compartilhando suas histórias e aproveitando a plataforma da Barbie para inspirar a próxima geração a seguir essas heroínas. Nossa esperança é nutrir e estimular a imaginação das crianças que interpretam seus próprios enredos como heróis", pontuou a Mattel.
Mais de 1 bilhão de bonecas Barbie foram vendidas no mundo desde que a Mattel as lançou há 60 anos. A marca diversificou seus modelos nos últimos anos.