Artes visuais

IAC inicia comemorações de seus 25 anos com exposição coletiva virtual

'Dentro Fora, Fora Dentro' nasceu de laboratório experimental da artista Christina Machado, curadora da mostra

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 05/08/2021 às 15:50
Notícia
X

Para dar início às comemorações dos seus 25 anos, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco promove a abertura da exposição virtual Dentro Fora, Fora Dentro, nesta quinta-feira (5). A mostra é resultado do Laboratório Experimental de mesmo nome orientado pela artista visual Christina Machado, através do Curso de Cerâmica Impressões e Expressões Através da Argila promovido pelo Atelier das Águas Belas. A mostra, a ser apresentada através do Instagram do IAC (@iacbenfica) segue até o dia 31 de agosto.

O Laboratório Experimental foi criado para substituir as aulas presenciais do curso com a chegada da pandemia do novo coronavírus. O processo entregou à artista e educadora Christina Machado um novo desafio: ministrar aulas à distância, acompanhando o processo individual e coletivo das alunas e alunos, em seus mais diferentes níveis de proximidade com a linguagem da argila. O resultado foram nove meses de encontros virtuais, mediados pela tela do computador, para explorar o lugar individual de cada criador nesse novo universo em que a argila funcionou como fio condutor.

A mostra conta com trabalhos assinados por Ana Clara Vinhas, Ana Lisboa, Elúzia Varella, Flávia Lira, Maiara Lira, Maria Emília, Maria Letícia, Rosa Oliveira, Saulo Dubourcq e Silvana Bastos. Além dos trabalhos individuais, a mostra conta ainda com uma obra coletiva: um painel de cerâmica, no qual cada criador desenvolveu placas de cerâmica com palavras que deveriam “ficar” e palavras que deveriam “sair” durante um exercício que visava refletir os sentimentos provocados pela pandemia e pelo isolamento social.

DIVULGAÇÃO
Obra da artista Flávia Lira integra mostra do IAC - DIVULGAÇÃO

Além dos trabalhos dos participantes, a mostra conta também com uma videoarte inédita da própria Christina Machado, intitulada “Relatos de um corpo selvagem”, na qual a artista registra parte de seus dias de isolamento durante os primeiros meses de pandemia e a sua relação com a argila, destacando a potência do material em transformar seu próprio corpo em objeto da ação.

DIVULGAÇÃO
Ana Lisboa apresenta trabalho na exposição comemorativa do Instituto de Arte Contemporânea - DIVULGAÇÃO

“A trajetória de Christina Machado encontra pontos de convergência com o Instituto de Arte Contemporânea em diversos momentos. Para nós, é uma alegria poder contar com um projeto orientado por ela para marcar o início das comemorações dos 25 anos do IAC, que tem na sua missão unir a fruição artística e o incentivo aos processos educativos através da arte. Christina carrega consigo essas duas missões: é dona de uma poética contundente e é uma educadora por vocação”, comenta Talles Colatino, coordenador do IAC.

Foto-Christina-Machado

Aula aberta

Além da exposição virtual, o projeto contará ainda com uma aula aberta com Christina Machado, mediada pela artista e professora Ana Flávia Mendonça, do Departamento de Artes da UFPE. A aula, também virtual e sob o título “A argila na arte contemporânea”, acontecerá no próximo dia 11 de agosto, às 14h, através da plataforma Google Meet. Para participar, basta solicitar o acesso através do e-mail [email protected], enviando o nome completo e CPF.

Tags

Autor