TRIBUTO

Em homenagem a Burle Marx, Museu da Cidade do Recife promove a oficina gratuita Bombinhas de Sementes

Durante a atividade, os participantes irão aprender a preparar uma bombinha para cultivar, além de conhecer um pouco mais sobre o importante legado deixado pelo paisagista

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 05/08/2021 às 20:45 | Atualizado em 05/08/2021 às 20:53
Notícia
X

Como forma de homenagear Burle Marx, no mês em que o paisagista brasileiro faria aniversário, o Museu da Cidade do Recife promove uma programação especial para o mês de agosto. Nas próximas sextas-feiras e sábados (6/7, 13/14 e 20/21), o equipamento promoverá a oficina gratuita Bombinhas de Sementes, voltada para toda a família, das crianças aos adultos. A atividade tem duração de 15 minutos e não é necessário inscrição prévia para participar. Basta visitar o Museu das 13h às 16h, nos dias com programação.

Durante a oficina, os participantes irão aprender a preparar uma bombinha para cultivar, além de conhecer um pouco mais sobre o importante legado deixado por Burle Marx. Com orientação da Secretaria do Meio Ambiente do Recife, todas as sementes escolhidas para a atividade são de flores e pequenos arbustos, e podem ser cultivadas em jardins privados, vasos e pratos, desde que regadas com frequência correta.

"Comemorar Burle Marx e seu legado desde a modernização da cidade é oportunizar conscientização e educação junto às pessoas, como o paisagista bem pensou. Mais ainda, ‘presenciar' o mestre através de seu conjunto de jardins públicos é zelar pelo patrimônio urbano", observa o gerente do Educativo do Museu da Cidade, Emerson Pontes, que ministrará a oficina.

>> Leia também: Legado de Burle Marx nas artes plásticas e no paisagismo é tema de exposição online

Em alusão às flores vermelhas, projetadas por Burle Marx na década de 1940 para a Praça Cinco Pontas, onde está localizado o Museu da Cidade do Recife, sementes com flores, frutos ou folhas com a cor serão utilizadas na confecção das bombinhas, entre elas sálvia, pimentão vermelho, hibisco (papoula), além das pimentas biquinho e malagueta. Outras sementes, como as de coentro, pimentão, maracujá e margarida gigante também estarão disponíveis.

É obrigatório o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social para prevenção a infecções pelo novo coronavírus. Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça-feira a sábado, sempre das 10h às 16h.

 

BURLE MARX, VIDA E OBRA

Roberto Burle Marx nasceu em 4 de agosto de 1909, em São Paulo. Sua mãe, Cecília Burle, era pernambucana, musicista e amante das plantas; e o pai, Wilhelm Marx, era alemão, admirador de música clássica e da literatura européia. Antes de vir para o Recife, passou dois anos na Alemanha. Foi nas estufas do Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim, que descobriu a beleza das plantas brasileiras.

Burle Marx chegou ao Recife em 1934 para assumir o Setor de Parques e Jardins do Governo do Estado de Pernambuco, a convite do então governador Carlos de Lima Cavalcanti. Atuando em reformas e ações complementares em praças, concebeu projetos completos e pequenas intervenções. Criou o “jardim brasileiro”, a partir de elementos da paisagem local, sendo a vegetação o principal elemento. Burle Marx projetou os jardins considerando os princípios artísticos da pintura, da música e da poesia.

A Praça de Casa Forte foi o primeiro jardim público da carreira de Burle Marx. Ela e a Praça Euclides da Cunha, ambas de 1935, foram seguidas pela Praça Artur Oscar em 1936, tendo ele criado aproximadamente 24 jardins públicos e 34 privados.

Burle Marx permaneceu no Recife até 1937. Faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida.

SERVIÇO:

Mês Burle Marx - Oficina Bombinhas de Sementes
Dias 6/7, 13/14 e 20/21 de agosto (sextas e sábados)
Das 13h às 16h
Gratuito
Mais informações: www.museudacidadedorecife.org
Instagram: @museudacidadedorecife
Telefones: (81) 3134-3755 e (81) 3134-3750

Tags

Autor