Artes visuais

Aliança Francesa sedia intervenção de artistas mulheres

Temas voltados para a luta das mulheres contra as desigualdades norteiam as obras

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 24/08/2021 às 16:21
Notícia
X

A Aliança Francesa Recife, considerada uma das mais tradicionais do Brasil, comemora seus 75 anos em 2021 e, entre as ações para marcar a data, compartilha com o público um projeto envolvendo seis artistas mulheres. A instalação artística será compartilhada a partir desta terça-feira (24) nos muros da instituição, localizada no Derby, área central da capital pernambucana. A iniciativa é uma parceria da Aliança com o Consulado da França no Recife.

Com a temática "Mulheres por mulheres, sete décadas de história", a intervenção artística gira em torno da luta das mulheres contra a desigualdade de gênero em todos os campos civilizatórios - ciência, cultura e política. A intervenção ressalta o trabalho das artistas convidadas, ao mesmo tempo em que encontra uma unidade através do diálogo entre essas forças criativas.

Integram o projeto de intervenção coletiva na Aliança Francesa as artistas Rayana Viana (Rayo); Nathália Ferreira (Nathê); Sarah Nazareth; Clara Moreira; Priscila Lins; e a multiartista Cigana. Em diálogo com o projeto, a Secretaria da Mulher do Recife sugeriu nomes de mulheres com histórias marcantes na cidade que podem servir de inspiração às artistas.

As artistas participantes foram escolhidas pelo coletivo Aurora de Estrelas, uma organização que promove a inclusão social através da arte e que ajuda pessoas em situação de rua a se reconectarem com suas trajetórias pessoais e profissionais por meio da cultura. As intervenções em pintura do Aurora de Estrelas podem ser encontradas em diferentes pontos do Recife, como a Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana, no Morro da Conceição, no Coque, entre outros.

A exposição é aberta ao público e gratuita. A Aliança Francesa está localizada na Rua Amaro Bezerra, 466, no Derby, e está aberta a visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h30.

 

Tags

Autor