Cinema

Animage anuncia edição híbrida com sessões no Teatro do Parque

Atividades acontecem em outubro, de forma inteiramente gratuita

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 02/09/2021 às 12:28 | Atualizado em 02/09/2021 às 12:30
Notícia
X

O ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, um dos mais importantes do gênero no Brasil, retoma suas atividades entre os dias 8 e 17 de outubro. O evento acontece em formato híbrido, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque, com programação inteiramente gratuita.

Em sua 11ª edição, o ANIMAGE trará competição de curtas-metragens, longas inéditos, mostras especiais, oficinas para crianças, iniciantes e profissionais, além de masterclasses, entrevistas e painéis, tudo com acesso gratuito. Na Mostra Competitiva, o festival premia os melhores filmes selecionados nas categorias Melhor Curta-Metragem (este com prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00), Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, além da melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

O festival é o primeiro evento de cinema a ocupar com sessões presenciais o equipamento, que é um dos únicos teatros-jardim do Brasil. O Teatro do Parque, tradicional espaço da cinefilia recifense, localizado no bairro da Boa Vista, foi reinaugurado em dezembro de 2020, com toda a parte técnica modernizada e arquitetura que remete à identidade original do espaço, fundado em 1915.

No Teatro do Parque será apresentada uma programação focada em longas-metragens. A capacidade total do teatro é de 806 lugares, mas durante a pandemia vem trabalhando apenas com o andar térreo, com 600 poltronas, com ocupação limitada a 300 lugares, atendendo aos protocolos de prevenção ao Covid-19. Outra parte da vasta programação do festival será no formato digital, que poderá ser acessada gratuitamente no site do evento através da plataforma Shift72.

“A cada ano percebemos a importância que o festival tem para o público, para os animadores e para toda a cadeia produtiva da animação. A importância de realizar o evento num momento como esse ganha outro significado, principalmente pela possibilidade de retomar as atividades de forma presencial do Teatro do Parque ”, observa Antonio Gutierrez, idealizador do festival, em material enviado à imprensa.

Em 2021, o Animage recebeu mais de 1200 inscrições para a competição de curtas. A mostra traz ainda trabalhos de países africanos e latino-americanos, como Congo, África do Sul, Chile, Argentina, México e Brasil. A programação completa, com os dias e horários, será divulgada em breve.

 Para a arte oficial deste ano, o festival chamou a ilustradora e artista plástica paulista Elisa Carareto, que se inspirou nos jogos de carta para criar uma colorida diversidade de personagens e situações. Carareto é formada em audiovisual e dirigiu a série de animação Vivi Viravento (2016). Ela ilustrou os livros A avó amarela, Menininho e Maremoto. Pelo primeiro, em 2019 foi premiada pela FNLIJ na categoria ilustração revelação e pelo Jabuti na categoria infantil.

Redes-Sociais-Animage2021-Cartaz-OFICIAL-stories

Tags

Autor