Luto

Morre o curador e artista visual Pedro Frederico, aos 75 anos

Pernambucano organizou exposições importantes e fomentou o circuito de arte do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 03/09/2021 às 9:44 | Atualizado em 03/09/2021 às 16:19
Notícia
X

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), aos 75 anos, o artista visual e curador Pedro Frederico. Nome importante do circuito das artes em Pernambuco, ele ajudou a organizar exposições anuais que marcaram o calendário cultural do Recife, como a Exposição de Artes do IMIP e a coletiva de fim de ano do Espaço Brennand.

Grande amiga do artista visual, Neném Brennand contou, por telefone, que falou com Pedro Frederico na noite da quinta-feira (2) e que ele parecia bem. O pernambucano faleceu de um infarto fulminante.

"Ele era uma pessoa maravilhosa, um grande artista, com muita sensibilidade. Nos falávamos todos os dias. Ele era muito otimista, sempre dizendo que tudo vai dar certo. Era uma pessoa muito querida por todos", contou Neném. "Ele sempre dizia que não tinha medo da morte, mas que não queria sofrer."

Pedro iniciou seus estudos na Escolinha de Artes do Recife e cursou a Escola de Belas-Artes do Recife e e a École des Beuax-Arts em Paris. Em 1968 mudou-se para a França, onde viveu por cinco anos, posteriormente transferindo-se para Amsterdã, onde morou por 25 anos. Ele retornou ao Recife em 1998. O artista expôs em vários países, Como Portugal, EUA e Alemanha.

"Pedro era um artista muito talentoso, com um trabalho particularmente instigante com tapeçaria. Suas pinturas tinham muita personalidade e, como pessoa, era ímpar. Ele contribuiu muito com a arte pernambucana e deixa um grande legado", pontua o curador Carlos Trevi.

Detalhes sobre o velório e o funeral ainda não foram revelados até o momento. 

Tags

Autor