Música

Compositor brasileiro vai processar Adele por plágio; entenda

Ele alega que britânica se inspirou indevidamente em 'Mulheres', sucesso na voz de Martinho da Vila

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 10/09/2021 às 12:35 | Atualizado em 10/09/2021 às 12:36
Notícia
X

O compositor Toninho Geraes, de 59 anos, vai entrar na justiça contra a britânica Adele. De acordo com matéria publicada pela revista Veja, o brasileiro reuniu provas que mostram que a cantora usou indevidamente a melodia e a harmonia de uma de suas composições mais famosas, Mulheres, popularizada na voz de Martinho da Vila.

Segundo o compositor, Adele o plagiou na faixa Million Years Ago, presente no álbum 25, lançado em 2015. O disco foi um sucesso e vendeu milhões de cópias, rendendo a Adele o Grammy de álbum do ano. A Veja teve acesso a duas notificações extrajudiciais enviadas em maio à Adele, a Greg Kurstin, coautor e produtor da canção, e à gravadora XL Recordings/Beggars Group. O grupo Sony Music também foi notificado.

De acordo com a revista, no documento os advogados de Geraes dizem que, além da linha melódica, a artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução” e as reproduziram no início, refrão e final de Million Years Ago. Os representantes do brasileiro dizem que os trechos idênticos, "imitativos" ou substancialmente semelhantes contabilizam 87% da canção da britânica.

A publicação disse que os advogados buscaram um acordo, mas diante do silêncio de Adele e sua equipe, optaram por entrar na Justiça. Este não é o único caso recente envovlendo plágio. Este ano, Olivia Rodrigo também foi condenada a incluir Hayley WIlliams e Josh Farro, do Paramore, como compositores do hit Good 4 U, já que foram identificadas semelhanças com a música Misery Bussiness.

Robin Thicke e Pharell precisaram pagar mais de 7 milhões de dólares para a família de Marvin Gaye por conta da música Blurred Lines, que teria plagiado a canção Got To Give it Up. Ed Sheeran também foi condenado pelas semelhanças entre sua música Shape of You e o hit No Scrubs, do trio TLC.

Tags

Autor