Música

Dia Nacional do Frevo é comemorado com programação especial

Paço do Frevo e Fundaj transmitem shows nesta terça-feira (14)

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 14/09/2021 às 8:43 | Atualizado em 14/09/2021 às 15:23
Notícia
X

Nesta terça-feira, 14 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Frevo e, para marcar a data, o Paço do Frevo preparou uma programação especial. No equipamento cultural, o Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo vai receber uma apresentação especial e virtual da Orquestra Arruando, com a presença do saxofonista, maestro Edson Rodrigues. A ação começa às 19h, com transmissão no canal do museu no Youtube.

Para aqueles confusos com a data, de fato, o frevo é celebrado com duas efemérides anuais: em 9 de fevereiro, quando a palavra frevo apareceu pela primeira vez no Jornal Pequeno do Recife, e no dia 14 de setembro, esta para comemorar o fato do gênero musical ser patrimônio cultural do Brasil e da humanidado. Nesta segunda data, nasceu o jornalista Osvaldo Almeida, responsável por formalizar o batismo do frevo na imprensa.

O show virtual da Orquestra Arruando é inédito e conta no repertório com músicas das principais fases do Frevo, ao longo de seus mais de cem anos de existência, gravadas recentemente pelo coletivo. Composições dos pernambucanos Capiba, Zé Menezes, Capitão Zuzinha e Banda de Pau e Corda, além do cearense Fausto Nilo e dos baianos Caetano Veloso e Armandinho, serão executadas ao vivo.

A apresentação marca ainda o lançamento do projeto O Frevo vive, o Frevo pulsa, o Frevo continua, da Orquestra Arruando, que reúne o documentário O Frevo: conversas livres com os mestres, Nilo Otaviano e Lucas Fitipaldi, e cinco shows inéditos do conjunto. A playlist com os seis vídeos será disponibilizada nos canais do YouTube do Paço do Frevo e da Orquestra Arruando. A iniciativa conta com recursos da Lei Aldir Blanc.

Formada em 2013, a Orquestra Arruando tem sua origem e sua ação calcadas na rua, seja ela do bairro de São José, de Santo Antônio, da Boa Vista ou as ladeiras de Olinda. O projeto foi criado com a meta de implementar um projeto de valorização da música e da dança que são patrimônio cultural. Em sua formação completa, a Orquestra Arruando conta com cerca de 40 integrantes. Para o show de hoje, o coletivo seguirá os protocolos de prevenção contra a covid-19.

CONCURSO

A Fundação Joaquim Nabuco promove nesta terça (14) a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nordestino do Frevo, às 17h, no Complexo Cultural Gilberto Freyre, em Casa Forte. A live será fechada e os convidados irão assistir o evento por meio de uma transmissão no Cinema da Fundação/Museu, respeitando o distanciamento de 1 metro e meio entre as cadeiras. As canções inéditas premiadas pelo festival serão executadas pela orquestra do Maestro Duda, homenageado e diretor musical do certame, e pelo Coral Edgard Moraes.

Além dos premiados já divulgados, que receberão seus prêmios, o evento vai revelar os vencedores nas categorias Melhor Arranjo e Melhor Intérprete. Tudo será transmitido pelo canal da Fundaj no YouTube.

 

Tags

Autor