Memória

Exposição da Fundaj recorda história do teatro recifense

Mostra 'Palavras em Cena: Teatros do Recife' estará aberta de 19 de setembro a 19 de outubro no campus Ulysses Pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 17/09/2021 às 16:50
Notícia
X

O ambiente teatral tem o potencial não só de abarcar histórias que aludem à memória de um povo, como também formar conexões cênicas que fomentam o próprio senso de identidade. Ao reconhecer a importância dessa expressão cultural para a história da cidade, a Sala de Leitura Nilo Pereira, no Campus Ulysses Pernambucano, no bairro do Derby, exibe a partir do próximo domingo (19) a exposição Palavras em Cena: Teatros do Recife.

>> Fundaj anuncia vencedores do Concurso Nordestino do Frevo

>> Espetáculo 'Dados da Vida' estreia no Teatro Barreto Júnior

>> Janeiro de Grandes Espetáculos divulga selecionados para a edição 2022

Na montagem, os visitantes podem conferir um pouco sobre a trajetória do teatro recifense por meio de livros, folhetos, revistas que compõem o acervo da Biblioteca Blanche Knopf e também pelas fotografias do acervo do Cedoc. De modo simbólico, a data escolhida para o início da exposição celebra o Dia Nacional do Teatro, comemoração destinada a prestigiar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros que a compõem.

De acordo com Nadja Tenório Pernambucano, coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, o público irá prestigiar uma pequena amostra referente a história da arte cênica em Recife. “A importância dessa exposição reside na oportunidade de poder divulgar ao público externo parte do nosso acervo acerca do teatro na cidade e chamar a atenção de todos que possuem curiosidade em relação ao tema, sejam pesquisadores, estudantes de teatro ou visitantes que admiram o assunto”, comenta Nadja.

“Seja ao destacar os teatros de Recife como o Santa Isabel, o Teatro Apolo, o Teatro do Parque, Barreto Júnior, Valdemar de Oliveira e tantos outros espaços que nos ajudam, também, a compreender mais sobre essa manifestação cultural por aqui, como também de quem fez parte da história do teatro local”, completa a coordenadora. Mais informações acerca do tema também podem ser acessadas por meio da área Pesquisa Escolar no site da Fundaj.

SERVIÇO

A exposição Palavras em Cena: Teatros do Recife segue aberta à visitação do próximo domingo (19) até 19 de outubro, de segunda à sexta-feira, a partir das 10h até às 16h, seguindo todos os protocolos sanitários necessários.

Tags

Autor