Educador

Eventos culturais celebram o centenário de Paulo Freire

Exposição, peça e lives celebram o legado do pensador pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 18/09/2021 às 8:51 | Atualizado em 18/09/2021 às 8:52
Notícia
X

O centenário de Paulo Freire, uma das maiores referências internacionais da educação, é celebrado no dia 19 de setembro e, a partir de deste sábado (18), uma série de ações na área de cultura ressaltam o legado do pernambucano, falecido em 1997. Uma delas é a Ocupação Paulo Freire, do Itaú Cultural, que disponibiliza online o conteúdo audiovisual da exposição que estará montada na sede da instituição, em São Paulo. Entre os materiais para a internet, disponibilizados no site, também está um podcast em torno do legado do pedagogo.

Domingo (19), às 16h, o Teatro do Parque recebe a peça pa(IDEIA) - Pedagogia da Libertação, do Coletivo Grão Comum. Com direção e roteiro de Junior Aguiar, que também está em cena junto ao ator e produtor Daniel Barros, o trabalho fabula em cima de dos 70 dias da prisão de Paulo Freire, no Recife, após o golpe de 1964. Também é tema da obra o exílio do professor pela América Latina, Europa e África e suas experiências como secretário de educação na cidade de São Paulo.

A apresentação é um dos eventos-teste realizados pela administração do Teatro antes da reabertura para o público, prevista para o próximo mês de outubro e contará com plateia de 300 pessoas, entre convidados e pessoas sorteadas em um concurso cultural, seguindo os protocolos de controle e enfrentamento à covid-19 do Governo de Pernambuco. Na sexta-feira (24), às 19h, o espetáculo ganha uma sessão no Teatro Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 15 (estudantes e professores) e R$ 30 (inteira).

Também no domingo (19), o centenário do educador pernambucano é tema de um evento online promovido pelo CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação). Entre as iniciativas culturais está o show de Alceu Valença, com transmissão no YouTube, às 18h.

A programação conta ainda com Silvério Pessoa, com o Cavouco Trio, o Bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio.

LIVROS

Em outubro, a Cepe Editora, que já dedicou ao escritor e filósofo pernambucano o seu calendário de 2021, capas do jornal literário Pernambuco (março) e da revista Continente (setembro), prepara o lançamento de dois títulos inspirados em sua obra. São eles Os pés nos quintais e os olhos no mundo: Um menino chamado Paulo Freire, da professora e pesquisadora Targelia de Souza Albuquerque; e Olhares sobre Paulo Freire: Vida, história e atualidade, livro de ensaios organizado pelos professores José Batista Neto e Maria Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tags

Autor