Programação

Espaços culturais do Recife participam da 15ª Primavera dos Museus

Museu da Cidade, Casa do Carnaval e MAMAM farão atividades virtuais e presenciais, para aderir à mobilização de mais de 680 museus em todo o país

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 21/09/2021 às 22:32 | Atualizado em 08/03/2022 às 15:03
Notícia
X

A semana será de muitas atividades nos museus municipais do Recife. Oferecendo programações virtuais e presenciais, com protocolos sanitários reforçados, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Museu da Cidade e a Casa do Carnaval participam da Primavera dos Museus, articulação nacional, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), até o próximo domingo (26).

Com o tema “Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado”, a Primavera chega à sua 15ª edição, com a adesão de 680 espaços culturais em todo o país, que realizarão mais de 1.700 atividades.

Museu da Cidade

O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, promove, nas próximas quinta, sexta e sábado (23, 24 e 25), a atividade gratuita de desenho e colagem "Platibandas e Fachadas: São José", que convidará o público a observar e reproduzir um elemento decorativo que já foi muito recorrente nas fachadas das casas do bairro histórico, nos séculos 19 e 20, para esconder os telhados e escoar a água da chuva.

A atividade, que integra a programação da 15ª Semana da Primavera dos Museus, tem duração de 30 minutos. Não é necessária inscrição prévia. Para participar, basta visitar o Museu entre 13h e 16h, nos dias com programação.

Platibandas e Fachadas: São José
Atividade gratuita

  • Dias 23, 24 e 25 de setembro
  • Das 13h às 16h (duração de 30 minutos)
  • Não é necessário inscrição prévia

Exposição

  • De 23 de setembro a 23 de outubro
  • Na Sala das Cidades
  • Visitação

Nesta fase de reabertura, o Museu funciona para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h
Informações: (81) 3355-9540/ 3355-9558

Casa do Carnaval

Como parte da Programação, será ministrada, desta quarta-feira (22) até a próxima sexta (24), a oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos. A programação será virtual, das 9h às 12h, com Bruno Araújo, doutor professor em Museologia e Patrimônio. 

Outra novidade que brotará na Casa do Carnaval, no bairro de São José, área central do Recife, durante a Primavera dos Museus são os expedientes de visitação aos domingos. A Casa passará, a partir deste fim de semana, a abrir aos domingos, das 13h às 17h.

Está em cartaz no equipamento a exposição Ciranda de Todos Nós - Projeto Teia Viva, que celebra a tradição recém-declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos

  • De 22 a 24 de setembro
  • Inscrição: Encerradas

Visitação

  • De terça a sexta, das 10h às 16h. A partir do próximo dia 26, abrirá também aos domingos, das 13h às 17h

A Casa do Carnaval fica no Pátio de São Pedro, casa 52
Informações: (81) 3355-3302/3355-3303

MAMAM

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) estreia, nesta quinta-feira (23), a exposição “CKD - CompletelyKnocked Down”. Resultado de um projeto de cooperação artística, a mostra reúne representantes de diferentes gerações do Recife e de Bremen, na Alemanha, totalizando nove expositores: cinco artistas recifenses e quatro artistas alemães, em uma realização colaborativa. Entre os participantes estão Paulo Bruscky, Marcio Almeida, Maria do Carmo Nino, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Silvio Hansen, Tobias Heine, e os idealizadores do projeto Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner. 

A exposição é uma construção coletiva com obras dos artistas locais e fragmentos de obras dos artistas alemães, que vieram em um contêiner da Europa. A exposição fica em cartaz no MAMAM até 11 de dezembro.

Nesta curadoria compartilhada, até os objetos que transportaram as obras passaram a fazer parte da exposição, transformando o processo de transporte entre Bremen e Recife numa metáfora para a estreita colaboração entre artistas de ambas as cidades.

Também está em cartaz no museu a exposição "Fios e fissuras: costurando memórias", com obras do acervo do MAMAM, reunidas a partir da curadoria dos estagiários dos diversos setores do museu, sob orientação de Nathalia Vieira, Mariza Mariano e Gustavo Albuquerque. A mostra já está aberta à visitação.

Exposição “Fios e fissuras: costurando memórias"

  • Em cartaz

Exposição “CKD - COMPLETELY KNOCKED DOWN”

  • De 23 de setembro a 11 de dezembro de 2021

Visitação

  • De terça a sábado, das 12h às 17h

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista

Informações: (81) 3355-6871

Tags

Autor