Arte

Dedicado às artes, espaço Bcubico tem sua história contada em livro

Edson Barrus e Yann Beauvais, idealizadores do local, organizam o livro

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 22/09/2021 às 14:47 | Atualizado em 28/09/2021 às 10:53
Notícia
X

O Bcubico esteve em atividade entre 2011 e 2015, no Recife, e, durante o período, fomentou o campo de exibição e compartilhamento de formas de arte contemporânea. Entre os interesses dos idealizadores Edson Barrus e Yann Beauvais estavam a imagem em movimento, no tocante ao cinema experimental, videoarte e outras expressões. Para resgatar e selar a experiência do espaço, eles organizam publicação que celebra a trajetória do espaço

O lançamento será anunciado até dezembro, mas, antes disso, haverá um pré-lançamento, em formato de live, que integra o programa do VII Festival Dobra — Festival Internacional de Cinema Experimental. A atividade acontece no dia 22 de setembro (quarta-feira), às 16h, com transmissão no YouTube e Facebook do MAM Rio — Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Edson e Yann apresentam uma prévia do conteúdo, com excertos do livro, e também distribuem um arquivo no site bcubico.com. A edição do livro está a cargo da .txt texto de cinema e a produção é de Rose Lima.

O livro reúne textos de Ana Lira, Anthony McCall, Edson Barrus, eRikm, Jean-Michel Bouhours, Keith Sanborn, Malcom Le Grice, Matthias Müller, Nathalie Magnan, Peggy Ahwesh, Recombo, Ricardo Ruiz, Yann Beauvais, e outros atores culturais que se envolveram com o projeto.

São textos analíticos, reflexões e testemunhos, e transcrições de determinadas intervenções, entre as 17 exposições, 29 encontros e 110 palestras viabilizadas no e pelo espaço. A publicação conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, pelo Edital Funcultura Geral, e tem como proposta um livro trilíngue (português, francês e inglês) com versão impressa (1.000 exemplares), a ser lançada em evento com debate, e a digital, de livre circulação online.

Tags

Autor