Itaú Cultural promove atividades gratuitas e online de teatro e música
Entre as ações estão leitura dramatizada e shows de Jards Macalé e Martins
O Itaú Cultural realiza no dia 22 de setembro, às 20h, dentro da programação Ensaios de Fruição, a leitura na íntegra de Que os Mortos Enterrem Seus Mortos, texto de Samir Yazbek, com Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido, que protagonizarão a peça quando ela estrear nos palcos. Ano passado, o projeto teve as primeiras apresentações, ainda em processo, na programação virtual da organização. A direção é de Marcelo Lazzaratto.
No texto de Samir Yazbek as atrizes interpretam duas mulheres ao mesmo tempo tão próximas e tão distintas. Ao tentar recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus antepassados, a filha recebe a visita da mãe, já morta, insistindo para que ela retorne ao Brasil. O diálogo enfatiza as diferenças culturais entre os dois países, no qual a mãe sugere à filha que aprofunde seus laços com o país para onde ela havia migrado naquele fim de século.
Música
De 23 a 26 de setembro (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, com exceção do domingo, às 19h, a música volta a conduzir a programação da série Palco Virtual, do Itaú Cultural, com quatro shows on-line. Na apresentação da quinta-feira, Rodrigo Bragança une a sua guitarra ao piano de Taubkin para mostrar dois universos particulares, com música brasileira, forte influência do jazz e a canção popular. Na sexta (24), Papisa apresenta as composições do álbum Fenda e canções inéditas, entre elas a faixa Fortuna que estará em seu novo disco, ainda sem data de lançamento.
A noite de sábado (25) é capitaneada por Jards Macalé que toca as suas músicas recentes ao lado de outras de seus 50 anos de carreira. Em apresentação de voz e violão, ele apresenta o disco Besta Fera, indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, além de mesclar clássicos, como Farinha do Desprezo, Mal Secreto e Soluços. No domingo (26), o pernambucano Martins mostra para o público seu recente trabalho solo e canções que constroem sua trajetória como cantor, compositor e poeta.
Gratuitas, todas essas atividades acontecem pela plataforma Zoom, contando sempre com interpretação em Libras. Para participar, os interessados devem reservar seus ingressos pela Sympla. Mais informações no site do Itaú Cultural.