Música

Mostra Pankararu de Música celebra ações culturais indígenas

Transmissão do evento, que acontece até o dia 26 de setembro, acontece no YouTube

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 25/09/2021 às 19:09 | Atualizado em 25/09/2021 às 19:17
DIVULGAÇÃO
Mostra Pankararu de Música - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A 2ª Mostra Pankararu de Música, que teve início na sexta-feira (24), continua neste sábado (25) e domingo (26) de forma online. O projeto é um intercâmbio cultural e imersão de autoconhecimento, sediada na Aldeia Indígena Bem Querer, localizada a 7 km de distância da cidade de Jatobá, no Sertão pernambucano e é uma Pankararu, conduzida por Gean Ramos, músico e produtor cultural indígena.

A mostra nasce da urgência de proteção e valorização do patrimônio cultural material e imaterial dos povos originários. Com o tema “Reflorestamento”, que abrange desde as espécies vegetais até às subjetividades do povo Pankararu, e inclui exibição de filmes com foco nas narrativas e existências dos/as detentores/as da ciência e do canto tradicional Pankararu, rodas de conversas, rituais pankararu, além de espetáculos musicais e de dança. Nomes nacionais como Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Djuena Tikuna e Brisa Flow.

O evento abrange três municípios que integram o território da comunidade Pankararu: Jatobá, Tacaratu e Petrolândia. O festival é compreendido como uma iniciativa necessária à região, que é detentora de um patrimônio cultural importantíssimo para a cultura brasileira. O movimento de articulação gerado pelo evento consolida a mostra como impulsionadora dos agentes locais e do potencial de difusão da produção cultural e artística Pankararu e dos demais povos indígenas do Estado.

O projeto tem uma contribuição direta na conscientização da comunidade local e dos povos indígenas do Nordeste sobre a importância do patrimônio que representam e detém. A II Mostra Pankararu de Música foi selecionada pela plataforma Natura Musical, através do Edital Natura Musical 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal, Kunumi MC, Rico Dalasam.

Programação:

 
Sábado, 25 de Setembro:

20h - Exibição da segunda e última parte da web série “O Canto Pankararu” 20h40 - Shows:
- Edinho Buzzo Pankararu
- Djuena Tikuna
- Mãe Dora
21h30 - Encerramento

Domingo, 26 de Setembro:
20h - Abertura Fernando Atiã
- Roda de conversa entre Elisa Urbano e Ailton Krenak
20h40 - Shows
- Mateus Aleluia e Gean Ramos

Comentários

Últimas notícias