Literatura

Escritos de Victor Heringer são reunidos em 'Vida Desinteressante'

Autor carioca, falecido em 2018, é considerado um dos grande talentos de sua geração

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 28/09/2021 às 13:06 | Atualizado em 28/09/2021 às 13:06
Notícia
X

Considerado um dos nomes mais promissores de sua geração, Victor Heringer deixou uma produção que passeou por diferentes gêneros literários, como o romance, a poesia e o conto, muitas vezes borrando limites que categorizam esses textos. Falecido em 2018, aos 29 anos, o escritor também teve muitos de seus escritos publicados na imprensa e é esta produção o recorte do livro Vida Desinteressante: Fragmentos de memórias (Cia das Letras, 264 páginas, R$ 64,90), que é lançado quinta-feira (30), com live transmitida às 18h no canal da Companhia das Letras no YouTube.

Participam da conversa Carlos Henrique Schroeder (organizador do livro), Mirna Queiroz, Dimitri Br, Eduardo Heringer, Mariano Marovatto, Marília Garcia e Matilde Campilho. Como a reunião de nomes presentes no evento virtual sugere, Victor era um autor cuja produção estava em diálogo com as criações de seus contemporâneos e de nomes de outras gerações.

No livro, que reúne 70 textos publicados entre fevereiro de 2014 e maio de 2017 na Revista Pessoa, há entrevistas com poetas, além de seus textos na coluna Milímetros, em que ele discorre sobre temas como literatura, outras linguagens, como as artes visuais, crítica, e as transformações na sua vida, como a mudança do Rio de Janeiro para São Paulo, sua infância, além de temas ligados à política e à sociedade brasileira.

O título do livro é tirado de um diário que o escritor mantinha. Alguns trechos estão presentes neste publicação. A leitura é fascinante não só para quem é familiarizado com a obra do escritor dos elogiados Glória (2012) e O amor dos homens avulsos (2016). Com uma escrita instigante, ele é capaz de abordar temáticas das mais variadas com profundidade e sem didatismo ou proselitismo.

Vida Desinteressante ressalta a força do pensamento heringeriano e, como enfatiza Carlos Henrique Schroeder no texto introdutório, permite acompanhar a evolução do pensamento e dos questionamentos do escritor, uma vez que estão reunidas em ordem cronológica.

Tags

Autor