Audiovisual

11º Animage divulga programação com sessões online e presenciais no Teatro do Parque

Festival acontece entre os dias 8 e 17 de outubro, com atividades totalmente gratuitas

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 30/09/2021 às 15:19 | Atualizado em 30/09/2021 às 15:32
Notícia
X

O Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega à 11ª edição em diálogo com o contemporâneo. Entre 8 e 17 de outubro, em uma edição híbrida, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque, o evento promove uma série de atividades totalmente gratuitas, com longas-metragens, competição internacional de curtas, mostras especiais, oficinas para crianças, iniciantes e profissionais, além de masterclasses, entrevistas e painéis.

O Animage será o primeiro festival de cinema a ocupar com sessões presenciais o Teatro do Parque após a restauração que durou mais de dez anos. Um dos únicos teatros-jardim do Brasil, o espaço foi reinaugurado em 11 de dezembro de 2020. As sessões serão limitadas a 300 lugares, atendendo aos protocolos de prevenção a Covid-19.

O público será orientado sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, será assegurado o distanciamento social entre as poltronas e o uso de álcool em gel. Os ingressos são gratuitos e a retirada será feita na bilheteria do teatro uma hora antes do início das sessões de cada dia.

A programação também contempla as crianças, com longa e mostras de curtas para as crianças. Sessões especiais presenciais de curtas infantis também acontecem no Compaz Miguel Arraes, nos dias 14/10 (quinta) e 16/10 (sábado), com acesso gratuito. Os curtas-metragens brasileiros estarão disponíveis na plataforma online com Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e a Mostra Brasil contará também com audiodescrição.

Toda programação online do ANIMAGE, como Mostras Especiais de curtas e longas, Mostra Competitiva, além das atividades masterclass, entrevista e painel, poderá ser acessada gratuitamente pelo site do evento animagefestival.com através da plataforma Shift72, disponível para todo o Brasil. As oficinas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom. Confira a programação completa aqui.

Mostra Competitiva

Este ano, mais de 1200 inscrições para sua competição de curtas. Foram selecionados 49 curtas de 26 países. Participaram da Comissão de Seleção da Mostra Competitiva a animadora Marila Cantuária, a curadora e diretora Patrícia Lindoso, o quadrinista e animador Rogi Silva, além do curador-geral do festival, Julio Cavani.

Em sua Mostra Competitiva, o festival premia os melhores filmes selecionados pelo júri oficial do festival nas categorias Melhor Curta-Metragem (este com prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00), Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, além da melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. Além dessa premiação, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) vai premiar com troféu o melhor curta brasileiro escolhido por um júri indicado pela entidade.

Entre os destaques está GENIUS LOCI, do francês Adrien Mérigeau, um dos curtas animados mais premiados do ano passado, que venceu o Festival de Animação de Annecy, na França, venceu o prestigiado festival de curtas de Clermont-Ferrant e foi indicado ao Oscar este ano.

Outro que marca presença é Affairs of The Art, de Joanna Quinn, uma das realizadoras mais celebradas da atual cena da animação no Reino Unido. Todo feito com desenho em papel, o filme, também premiado em Clermont-Ferrant, acompanha Beryl, uma mulher que tem obsessão em desenhar.

O festival também exibe o chileno Bestia, de Hugo Covarrubias, filme que revisita a violenta ditadura militar ao acompanhar a vida privada de uma funcionária do departamento de inteligência chileno. Destaque ainda para Machini, curta-metragem do Congo, da dupla Tétshim e Frank Mukunday, feito em stop-motion, que aborda os males causados ao meio-ambiente pela mineração predatória na região.

O Brasil está representado na competição com uma produção diversificada que reflete a boa fase do gênero no país. Entre eles há Carne, trabalho de estreia de Camila Kater, um dos curtas mais premiados no último ano, são cinco segmentos que representam as relações de diferentes mulheres em relação ao seu corpo, da infância à idade adulta.

Magnética, de Marco Arruda, marca o retorno ao festival da Otto Desenhos Animados, uma das mais emblemáticas produtoras de animação do Brasil. Rasga Mortalha, de Thiago Martins de Melo, se inspira na lenda da coruja "Suindara" para abordar as urgências sociopolíticas do Brasil. O filme utiliza mais de mil desenhos em stop-motion para contar uma história inspirada pelos imaginários indígena e negro do Brasil.


Longas


A programação de longas-metragens conta com obras como ON-GAKU: Our Sound (Japão), de Kenji Iwaisawa, conta uma história sobre três jovens delinquentes que decidem formar sua própria banda de rock - mesmo sem saber tocar nenhum instrumento. Baseado no mangá japonês Ongaku to Manga, de Hiroyuki Oohashi, o filme foi todo animado à mão e demorou sete anos para ser finalizado.

Entre os que farão parte da programação presencial no Teatro do Parque está Wolfwalkers, de Tomm Moore, Ross Stewart, indicado ao Oscar de melhor animação, traz um espetáculo visual em uma trama fantástica que mistura fábula e narrativa de ação em uma belíssima animação 2D.


Oficinas

Serão oferecidas cinco oficinas que acontecem de 8 a 17 de outubro, ministradas por profissionais com larga experiência, que atendem diferentes perfis de público, entre crianças, iniciantes e profissionais. As inscrições estão encerradas.

Serão ofertadas as oficinas de "Cinematografia - A Construção da Imagem do Filme", com Alziro Barbosa, ABC , "Animação em Stop Motion", com Marta Russo "Roteiro Para Animação", com Leandro Maciel, "Técnica Mista e Chroma Key Experimental em Composição", com Gabriel BItar e "Memórias Viajantes - Recriando o Tempo em Animação", com Diego Akel.

Masterclasses e conversas

As atividades do festival contam ainda com masterclasses gratuitas. Daniel Bruson, diretor de animação e artista gráfico, fala sobre processos criativos. O renomado diretor César Cabral, conhecido por seu trabalho em Dossiê Rê Bordosa, aborda a direção e animação para o stop motion. Completa a programação uma aula da diretora de animação francesa Agnés Patron, autora do filme L'Heure de l'Ours, vencedor do César de melhor curta-metragem animado e que está na Mostra Hors Concours.

O Animage também promove o encontro do músico e cineasta André Abujamra com o quadrinista e animador Luciano Lagares, que batem um papo sobre o longa Emidoinã e as diferentes possibilidades narrativas no cinema de animação experimental. Está previsto também o painel sobre a Animação Iberoamericana em Rede com representantes da Argentina, México, Brasil e Espanha que apresentarão um panorama atualizado sobre a produção e o mercado da animação nesses países.

Tags

Autor