Bienal Internacional do Livro de Pernambuco começa nesta sexta (1º), em formato híbrido
Ao todo, serão promovidas aproximadamente, 120 horas de programação
A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, abre sua 13ª edição na sexta-feira, 1º de outubro, e segue até o dia 12 deste mês, no Centro de Convenções, localizado em Olinda, além de realizar ações online. As ações remotas acontecerão através da plataforma digital e-Bienal (www.ebienal.com) e curadoria do evento é assinada pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani.
Entre os convidados estão nomes da literatura nacional e internacional que, ao longo de 12 dias, dialogarão com o tema do evento: "Só existe uma vacina contra a Ignorância. Leia". Ao todo, serão promovidas aproximadamente, 120 horas de programação, com atividades diversas. Estão previstas 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e muito mais, totalizando 220 atividades (presenciais e virtuais).
Este ano, o evento homenageia o educador pernambucano Paulo Freire (in memoriam), que em 2021 completaria 100 anos, e a poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro em 2020, na categoria Poesia, e que estará na programação.
Além disso, na feira, o público poderá conferir mais de 320 estandes distribuídos em 9 mil m² do pavilhão interno do Cecon, uma área maior do que a da última edição. 89 livrarias estarão representadas no espaço montado nos estandes montados no local.
Uma das atrações desta edição é a Bienalzinha PETROBRAS, um ambiente dedicado ao público infantil com a proposta de promover o interesse pela literatura nas crianças.
ATIVIDADES
Neste primeiro dia, a programação inclui um painel sobre leitura para bebês, com Yolanda Reyes, às 15h, que acontece de forma híbrida, e o lançamento presencial do livro Vultures in a Room, de Lula Falcão, às 17h. Às 19h, acontece a transmissão da mesa Literatura e Identidades Nacionais, que reúne os celebrados autores Itamar Vieira Junior, autor do celebrado Torto Arado, e Mia Couto (Moçambique). A mediação é de Lourival Holanda e a atividade ocorre exclusivamente no online.
No sábado, 2 de outubro, às 15h, acontece o workshop "Como iniciar a carreira de escritor no Brasil", ministrado presencialmente pelo escritor Fernando Aquino. Às 17h, ocorre, de forma híbrida, a mesa com o tema "Apostas e Caminhos para o Cinema Brasileiro", que reúne o cineasta Kleber Mendonça Filho e o deputado federal Tadeu Alencar. A mediacao e de Cynthia Falcao e Luciana Veras.
Às 16h, dentro do Circulo das Ideias, acontece uma série de conversas que estimulam a conexao entre Brasil e Portugal e seguem até o dia 9. Todas as ações deste ciclo serão online e no primeiro dia o entrevistado é Francisco José Vieira, com mediação de Paulo Ferreira.
Às 18h, na Plataforma Geek, acontece um bate-papo com as autoras Gaby Brandalise e Thais Midori sobre o livro O Meu Pop Virou Kpop. A mediacao é do publicitario Wesley Delluck.
Às 19h, o painel "Moxoto das Letras, o impacto social do letramento - a experiencia do Lar Fraterno Vovo Cavendish em Sertania/PE" promove o encontro de Cristina Amaral, Andre Pinheiro e Nena Queiroga, com mediacao de Sidney Niceas.
LINGUAGENS
Na programação do evento há ainda espaço reservado para o diálogo da literatura com outras artes, como o cinema, a música e o teatro. No dia 1º de outubro, se apresentam o Maracatu Baque Mulher, às 15h; Robson Farias, às 16h, com a performance Ainda Não Comeram Toda a Nossa Carne Fresca; Fabiana Pirro, com Medusa Musa Mulher, em homenagem à Cida Pedrosa, às 18h; e pa(IDEIA) - Teoria da Libertação, do Coletivo Grão Comum, celebrando Paulo Freire às 20h.