Literatura

Bienal Internacional do Livro de Pernambuco começa nesta sexta (1º), em formato híbrido

Ao todo, serão promovidas aproximadamente, 120 horas de programação

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/09/2021 às 18:48 | Atualizado em 30/09/2021 às 18:48
Notícia
X

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, abre sua 13ª edição na sexta-feira, 1º de outubro, e segue até o dia 12 deste mês, no Centro de Convenções, localizado em Olinda, além de realizar ações online. As ações remotas acontecerão através da plataforma digital e-Bienal (www.ebienal.com) e curadoria do evento é assinada pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani.

Entre os convidados estão nomes da literatura nacional e internacional que, ao longo de 12 dias, dialogarão com o tema do evento: "Só existe uma vacina contra a Ignorância. Leia". Ao todo, serão promovidas aproximadamente, 120 horas de programação, com atividades diversas. Estão previstas 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e muito mais, totalizando 220 atividades (presenciais e virtuais).

Este ano, o evento homenageia o educador pernambucano Paulo Freire (in memoriam), que em 2021 completaria 100 anos, e a poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro em 2020, na categoria Poesia, e que estará na programação.

Além disso, na feira, o público poderá conferir mais de 320 estandes distribuídos em 9 mil m² do pavilhão interno do Cecon, uma área maior do que a da última edição. 89 livrarias estarão representadas no espaço montado nos estandes montados no local.

Uma das atrações desta edição é a Bienalzinha PETROBRAS, um ambiente dedicado ao público infantil com a proposta de promover o interesse pela literatura nas crianças.

ATIVIDADES

Neste primeiro dia, a programação inclui um painel sobre leitura para bebês, com Yolanda Reyes, às 15h, que acontece de forma híbrida, e o lançamento presencial do livro Vultures in a Room, de Lula Falcão, às 17h. Às 19h, acontece a transmissão da mesa Literatura e Identidades Nacionais, que reúne os celebrados autores Itamar Vieira Junior, autor do celebrado Torto Arado, e Mia Couto (Moçambique). A mediação é de Lourival Holanda e a atividade ocorre exclusivamente no online.

No sábado, 2 de outubro, às 15h, acontece o workshop "Como iniciar a carreira de escritor no Brasil", ministrado presencialmente pelo escritor Fernando Aquino. Às 17h, ocorre, de forma híbrida, a mesa com o tema "Apostas e Caminhos para o Cinema Brasileiro", que reúne o cineasta Kleber Mendonça Filho e o deputado federal Tadeu Alencar. A mediacao e de Cynthia Falcao e Luciana Veras.

Às 16h, dentro do Circulo das Ideias, acontece uma série de conversas que estimulam a conexao entre Brasil e Portugal e seguem até o dia 9. Todas as ações deste ciclo serão online e no primeiro dia o entrevistado é Francisco José Vieira, com mediação de Paulo Ferreira.

Às 18h, na Plataforma Geek, acontece um bate-papo com as autoras Gaby Brandalise e Thais Midori sobre o livro O Meu Pop Virou Kpop. A mediacao é do publicitario Wesley Delluck.

Às 19h, o painel "Moxoto das Letras, o impacto social do letramento - a experiencia do Lar Fraterno Vovo Cavendish em Sertania/PE" promove o encontro de Cristina Amaral, Andre Pinheiro e Nena Queiroga, com mediacao de Sidney Niceas.

LINGUAGENS

Na programação do evento há ainda espaço reservado para o diálogo da literatura com outras artes, como o cinema, a música e o teatro. No dia 1º de outubro, se apresentam o Maracatu Baque Mulher, às 15h; Robson Farias, às 16h, com a performance Ainda Não Comeram Toda a Nossa Carne Fresca; Fabiana Pirro, com Medusa Musa Mulher, em homenagem à Cida Pedrosa, às 18h; e pa(IDEIA) - Teoria da Libertação, do Coletivo Grão Comum, celebrando Paulo Freire às 20h.

Tags

Autor