MÚSICA

Livro sobre fundação da Legião Urbana é lançado após briga judicial

Obra lançada ilegalmente agora ganhou edição completa, incluindo documentos inéditos de Renato Russo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/10/2021 às 20:26 | Atualizado em 01/10/2021 às 20:27
Notícia
X

A história do surgimento da Legião Urbana agora poderá ser visitada pela ótica pouco conhecida do guitarrista Kadu Lambach em "Música Urbana: o Início de uma Legião", assinado pelo jornalista André Luiz Molina. O músico assinava como Eduardo Paraná quando se tornou co-fundador do grupo ao lado de Renato Russo, Marcelo Bonfá (baterista) e Paulo Paulista (teclados). A obra chegou a ser lançada ilegalmente, de maneira pirata e com poucos exemplares, por outra uma editora. Após uma longa briga na justiça, a versão completa será lançada em 11 de outubro, data que marca os 25 anos da morte de Renato Russo.

Uma live de lançamento será realizada diretamente de Curitiba nas redes sociais de Kadu Lambach (YouTube, Facebook e Instagram), às 19h30, com a presença da irmã do líder do grupo, Carmem Manfredini - que também foi a responsável pelo prefácio do livro.

Além de falar sobre a vida do guitarrista, que se mudou para Brasília ainda adolescente e já convivia com Renato Russo no final dos anos 1970, o livro traz documentos com textos inéditos do vocalista, que foram guardados há mais de 30 anos por Lambach. O jornalista André Luiz Molina construiu uma narrativa baseada em entrevistas realizadas por 13 meses. Ele traz relatos detalhados, retratando a fundação da banda e o período antes da gravação do álbum de estreia do grupo, "Legião Urbana" (1985).

Divulgação
Músico Kadu Lambach e jornalista André Molina - Divulgação

Entre os materiais inéditos divulgados no livro, ainda estão o primeiro texto de divulgação da banda, escrito por Renato Russo, no início da década de 80, e rascunhos do que seria a primeira música da Legião, que não chegou a ser concluída.

Kadu Lambach, que já trabalhou com nomes do jazz, como o baixista norte-americano Stanley Clarke, e da MPB, como Tunai, Baby do Brasil, Belchior, Olívia Hime, tem se dedicado a buscar letras inéditas de Renato Russo perdidas no tempo. Atualmente, ele se dedica à perpetuação da obra da banda que ajudou a fundar.

SERVIÇO
Lançamento do livro "Música Urbana: o início de uma legião. A origem com Eduardo Paraná (Kadu Lambach)", do jornalista André Luiz Molina
Quando: 11 de outubro, às 19h30, com transmissão pelo Facebook, Instagram e YouTube: @kadulambachoficial
Mais informações: www.eduardoparana.com.br

Tags

Autor