Nordeste

Confira a programação da campanha 'Orgulho de ser Nordestino', do SJCC, que segue pelo mês de outubro

Ação valoriza a pluralidade do Nordeste e conta com diversas iniciativas no Grande Recife e Interior do Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/10/2021 às 19:27
REPRODUÇÃO TV JORNAL
JORNALISMO No TV Jornal Meio Dia, Anne Barreto apresentou o telejornal nesta sexta-feira, literalmente, vestindo a camisa da campanha - FOTO: REPRODUÇÃO TV JORNAL
Leitura:

A campanha ''Orgulho de Ser Nordestino'', do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em homenagem ao Dia do Nordestino vão para além do 8 de outubro. As ações seguem por todo o mês, com intuito de exaltar, ainda mais, a importância do Nordeste para todo o Brasil.

No sábado (9), quem circular pelos mercados de Casa Amarela, Boa Vista, Boa Viagem e Prazeres, na Região Metropolitana do Recife, poderá acompanhar de perto uma das iniciativas da campanha, que teve início nessa sexta-feira (8). O público contará com a presença de trios pé de serra que vão ambientar esses locais com muita música nordestina, além de brindes. Toda ação vai seguir os protocolos de distanciamento social e de controle, como forma de proteção à covid-19.

Já às 12h30 deste sábado (9), na TV Jornal, o programa quinzenal “Cores e Sabores” também vai entrar no clima do dia mais arretado do ano. A produção vai fazer um passeio pelos principais pontos turísticos do Nordeste. No especial “Cores e Sabores – Orgulho de ser nordestino”, não vão faltar dicas de roteiros e locais para curtir o litoral e interior de cada um dos nove estados.

Especial com Santanna, o Cantador

Para ressaltar ainda mais o Orgulho de Ser Nordestino, os ouvintes da Rádio Jornal vão ganhar um show especial do cantor e compositor Santanna, gravado no Museu Cais do Sertão. No próximo dia 22, às 20h, na emissora, o artista vai levar muito forró para festejar o momento.

Como grande anfitrião da festa, ele receberá cantores convidados, como Almir Rouche, Cristina Amaral e Bia Villa-Chan, que juntos farão uma verdadeira mistura de ritmos para mostrar a pluralidade do Nordeste também na música. Já no dia 23, a partir do meio-dia, a TV Jornal vai exibir os melhores momentos da festa.

Intitulada de “Orgulho de Ser Nordestino”, a campanha reúne uma série de iniciativas desenvolvidas pelos veículos de comunicação do SJCC. Durante todo o mês de outubro, o público poderá acompanhar dentro da grade de programação da TV e da Rádio Jornal reportagens, programas temáticos e programetes com artistas e personalidades, como J.Borges, Yane Marques, Lia de Itamaracá, Jailson Marcos, e muitos outros, falando sobre a relação com a região e o orgulho de serem nordestinos.

Além disso, será possível interagir nos diversos ambientes digitais que os veículos de comunicação do SJCC estão inseridos com conteúdos que mostram a diversidade e riqueza da região.

Confira o vídeo da campanha:

Do Agreste ao Sertão

O interior do Estado não ficou de fora dessa comemoração. Nessa sexta-feira (8), a TV Jornal Interior teve seus programas - “O Povo na TV” e “Cotidiano” - apresentados diretamente da Feira de Caruaru. Durante a transmissão, os apresentadores mostraram reportagens especiais e fizeram um passeio, ao vivo, na feira do artesanato e no polo gastronômico da maior feira ao ar livre do país.

O público local ganhou cordel e máscara ao som de um trio pé de serra e quem circulava de carro pelos entornos da feira, ganhou uma lixeirinha estampada com a marca do projeto. No sábado, as ações serão ampliadas para as cidades de Garanhuns (Seaga), Pesqueira (Feira da antiga fábrica Peixe), Limoeiro (Feira Livre e Mercado Público) e Petrolina (Cohab Massangano).

Cabe lembrar que foram disponibilizados no JC Online três versões de wallpaper para o público baixar e usar tanto no computador, quanto no celular. No JC Digital, os assinantes do JC ganharam um pôster exclusivo e terão acesso, na íntegra, ao manifesto da campanha. Já nas redes sociais, os internautas também podem assistir e compartilhar o vídeo institucional, que conta com a narração do artista pernambucano Silvério Pessoa.

Dia do Nordestino

O Dia do Nordestino homenageia a diversidade e a cultura popular dos nove Estados da região do Nordeste. A lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, oficializou o dia do Nordestino em São Paulo, para homenagear o centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, que nasceu no ano de 1909 e faleceu em 2002.

Para comemorar a data, o SJCC lançou a campanha “Orgulho de Ser Nordestino” e antes mesmo do lançamento oficial, o programa Por Aqui, apresentado pelo jornalista Fábio Araújo, já exibia, desde segunda-feira (4), matérias com curiosidades da cultura nordestina. O último episódio da série foi ao ar nessa sexta e mostrou como é feito um sorvete de cuscuz.

Falando em culinária, os telespectadores também acompanharam um programa Sabor da Gente ainda mais nordestino na TV Jornal. O chef Rivandro França e toda sua equipe prepararam um especial com dicas e receitas típicas da culinária regional. Em seguida, a apresentadora e jornalista Anne Barreto comandou o Meio-dia com matérias voltadas para o Dia do Nordestino.

Na Rádio Jornal, o Debate da Super Manhã, que você pode acompanhar clicando aqui, ouviu artistas sobre a importância do tema para a sociedade. Os cantores Santanna, Almir Rouche e Bia Villa-Chan foram os convidados.

BERG ALVES/JC IMAGEM
REPERTÓRIO Em show dedicado à cultura nordestina, Santanna, o Cantador, faz apresentação com muito forró - FOTO:BERG ALVES/JC IMAGEM
REPRODUÇÃO TV JORNAL
IGUARIA Sabor da Gente ensinou a fazer bode com farofa de jerimum - FOTO:REPRODUÇÃO TV JORNAL

Comentários

Últimas notícias