TV

13 anos do Caso Eloá: Internet relembra cobertura sensacionalista de Sônia Abrão

Apresentadora telefonou ao vivo para o sequestrador Lindemberg Fernandes Alves, causando uma polêmica que ainda causa indignação

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 14/10/2021 às 15:37 | Atualizado em 14/10/2021 às 16:34
Notícia
X

Há 13 anos, em 14 de outubro de 2008, começava o Caso Eloá Cristina, como ficou conhecido o sequestro em cárcere privado de uma jovem de 15 anos na Grande São Paulo. O autor do crime foi o seu ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, 22, que assassinou a adolescente após quatro dias. O episódio ficou marcado pela espetacularização da cobertura da mídia. Nesta quinta-feira (13), usuários do Twitter relembraram a tragédia, sobretudo a cobertura realizada por Sônia Abrão, que na época comandava o programa "A Tarde É Sua", na RedeTV!

Durante os dias do sequestro, a apresentadora telefonou ao vivo para o sequestrador, intervindo diretamente nas negociações. "Você é um cara legal, mas neste momento ninguém entende o que passa na sua cabeça. Por enquanto você não fez mal a ninguém", disse Sônia, no ar. "Dá tempo de resolver essa situação, vamos acabar com isso na boa, Lindemberg. Você nunca foi do mal", continua. O sequestrador responde: "Tinha quatro pessoas, liberei uma, depois outra, depois mais uma". "Libera a Eloá", pede a apresentadora.

O repórter Luis Guerra, que trabalhava no "A Tarde é Sua", também chegou a falar ao vivo, se apresentando como um "amigo da família". "A sua mãe está desesperada e quer saber se está tudo bem", disse. Na Record, a produção do matinal "Hoje Em Dia" também entrou em contato com o sequestrador. "Estão apenas esperando o momento certo para que as meninas apareçam na janela para mostrar que tudo vai acabar", disse Ana Hickman, ao vivo.

A cobertura da mídia foi muito criticada. O sociólogo Rodrigo Pimentel, ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) afirmou, em entrevista ao Terra, que a postura das emissoras de televisão - Rede Globo, Rede Record, RedeTV! - foi "irresponsável e criminosa". "O que eles fizeram foi de uma irresponsabilidade tão grande que eles poderiam, através dessa conduta, deixar o tomador das reféns mais nervoso, como deixaram; poderiam atrapalhar a negociação, como atrapalharam…".

Em 2015, em entrevista ao "Morning Show", da Jovem Pan, Sônia negou arrependimento durante a cobertura. "De jeito nenhum (me arrependi), fiz uma cobertura perfeita, isso que as pessoas não aceitam", falou. A tragédia de Eloá Cristina, com agravante da cobertura midiática, foi tema do documentário "Quem Matou Eloá?" (2015), Lívia Perez.

Confira a repercussão nas redes:

Tags

Autor