LUTO

Rafael Garcia: Missa de 7º dia do maestro será realizada no Recife

Co-criador do festival Virtuosi morreu em 12 de outubro por complicações causadas por câncer nas vias biliares

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 18/10/2021 às 15:50 | Atualizado em 18/10/2021 às 18:02
Notícia
X

A missa de 7º dia do falecimento do violinista, professor, diretor artístico e maestro Rafael Garcia, que faleceu em 12 de outubro por complicações causadas por um câncer nas vias biliares, será realizado nesta sexta-feira (15), às 11h, na Matriz de Casa Forte, Zona Norte do Recife. A informação foi divulgada pela família. "Agradecemos aos amigos, colegas, parentes e a todos os que têm sido incansáveis em manifestar seu apoio e o carinho pelo nosso tão amado maestro", diz o informe divulgado. O sepultamento do artista ocorreu no Cemitério Santo Amaro.

Chileno radicado em Pernambuco desde os anos 1970, Garcia idealizou o festival Virtuosi junto com a esposa, a pianista Ana Lucia Altino, e deixou deixou um legado de cinco décadas dedicadas à música clássica nordestina e pernambucana. Ele regeu orquestras com instrumentistas de diversas nacionalidades. Atuou ao lado de grandes regentes, como os brasileiros Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky e John Neschling, além do argentino Simon Blech e o húngaro Antal Doráti.

Juntamente com Ana Lúcia, com quem foi casado por 54 anos, ele também criou o departamento de música da Universidade Federal da Paraíba. O casal criou também a Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, que reunia músicos de Salvador a Belém, e o VIRTUOSI, famoso festival de música de câmara, com 23 edições realizadas no Recife, Gravatá, Garanhuns e outras cidades do Brasil, além de turnês internacionais passando por salas do Chile, Argentina e Uruguai.

Além de ter regido diversas orquestras internacionais, Rafael trabalhou ao lado de Ariano Suassuna e Cussy de Almeida, na formação da Orquestra Armorial. Em 2005, recebeu o justo título de cidadão pernambucano. Além da Ana Lúcia Altino, o maestro deixou seis filhos - Rafael, Leonardo, Marcelo, Grácio, Ana e Ricardo - e 12 netos.

Tags

Autor