CINEMA

Documentário sobre Frei Damião ganha trailer e data de estreia. Confira

"Frei Damião - O Santo do Nordeste", de Deby Brennand, teve première no Cine PE de 2019 e agora chega aos cinemas

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/10/2021 às 18:48 | Atualizado em 20/10/2021 às 18:59
Notícia
X

O filme "Frei Damião - O Santo do Nordeste", com direção da cineasta pernambucana Deby Brennand, ganhou trailer e cartaz na última semana. O documentário teve première como Hors Concours do Cine PE, em 2019, e agora também teve a sua data de estreia nos cinemas confirmada para 4 de novembro - um dia antes do aniversário de Frei Damião. O filme é uma produção da Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra. 

A Elo Company assina a distribuição, que será em capitais e cidades do interior do Nordeste: Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Guarabira (PB) Natal (RN), Mossoró (RN), Arapiraca (AL) e Maceió (AL). A expectativa é que, em 2022, o filme chegue nas salas de cinema também do Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo do longa é, através das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, mostrar o ser humano que estava acima da religião. No elenco, estão nomes como o ator Andrade Junior (in memoriam), brasiliense que interpretou o Frei Damião já idoso e veio a falecer em maio de 2019, e a atriz pernambucana Nínive Caldas.

O trailer antecipa imagens de arquivos de VHS da época de vida de Frei Damião, trechos em depoimentos de personagens que têm história de vida ligada com o capuchinho, personalidades e religiosos, além do momento em que o filme reencena a realidade.

A arte do cartaz foi realizada pelo designer e artista plástico pernambucano Adriano Marcusso. É uma gravação em linóleo que buscou representar o imaginário folclórico em torno do frei capuchinho. Frei Damião parece levitar - o fato de ele "andar sem pisar no chão" era um dos dons relatados por diversas pessoas que conviveram com o missionário. Trabalhada em madeira, a obra tem como elemento principal o próprio frei, mas traz também elementos como o sol, o chão seco do sertão, a chuva e as vilas.

Confira o cartaz:

ELO COMPANY/DIVULGAÇÃO
Cartaz de Frei Damião - ELO COMPANY/DIVULGAÇÃO

Tags

Autor