MÚSICA

Conheça Lucas Mamede, recifense que é sucesso nas redes e conquistou artistas como Anavitória e Vitor Kley

Com 19 anos, cantor tem quase 1 milhão de seguidores no TikTok e já está em negociações para primeiro álbum de estúdio

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/11/2021 às 16:10 | Atualizado em 04/11/2021 às 16:35
Notícia
X

Aos 19 anos, o cantor recifense Lucas Mamede colhe os frutos do trabalho que tem feito nas redes sociais. Influenciado pelo pop e pela MPB, ele tem publicado vídeos curtos cantando e tocando violão, chamando atenção pela voz e sotaque marcantes.

No TikTok, tem 987 mil seguidores e 12 milhões de curtidas. Mas as conquistas já estão para além da internet: o jovem está planejando produzir o seu primeiro álbum de estúdio, que deve chegar ao público em 2022, e tem ganhado a atenção de nomes como Vitor Kley e Anavitória, que são algumas de suas inspirações.

@mamedelucas

anjo querubim ??

? som original - Lucas Mamede

Ele já lançou três singles: "Conto os Dias" (352 mil reproduções no Spotify), "Faz Tempo" (136 mil) e "João e Maria" (142 mil) - todas canções com composições dele. Pelo estilo e pela trajetória, é provável que Lucas se consolide como mais um nome de uma nova geração de talentosos cantores. Além do violão, ele toca guitarra, ukulele, teclado, instrumentos de percussão e sonha em aprender sanfona.

Além dos nomes já citados, o jovem também mantém amizade com Pedro Sampaio, que recentemente foi atração de uma festa no Litoral Sul de Pernambuco, Carlinhos Maia, Gabriel Elias, Pedro Calais, da banda Lagum, Agnes Nunes, João Figueiredo e alguns jogadores, como Daniel Alves, Matheus Cunha e Antony.

Lucas estava no terceiro ano do ensino médio quando gravou o primeiro vídeo, cantando a música "Café", de Vitão. Ele contou com a ajuda do irmão, João Mamede, que gravou, captou o áudio e fez a edição do conteúdo. "Na época eu tinha mil seguidores, o vídeo teve mil curtidas e o Vitão comentou", diz Lucas, em entrevista ao JC.

"Gravamos alguns vídeos, mas esperamos passar o ENEM, pois eu precisava estudar. Depois, começamos a gravar toda semana e na pandemia entramos no TikTok, uma plataforma que ajudou muito no nosso crescimento".

Para escolher o repertório dos vídeos, o irmão, que hoje é empresário de Lucas, fez a pergunta: "Qual o estilo de música que você poderia tocar pro resto da vida?" "Eu pensei no pop e na MPB", conta o cantor. "A gente sempre escolhe músicas que eu gosto muito, são referência para mim e agregam na minha carreira", explica.

Referências

Dentro os vídeos que repercutiam, ele destaca "Anunciação" e "La Belle de Jour", de Alceu Valença. "O Alceu é uma referência gigante para mim, um dia espero conhecê-lo. Queria pensar em músicas tão bonitas quanto as dele", conta. Ainda sobre inspirações, ele cita Vitor Kley, que interage com o recifense nas redes, Djavan, Jorge Vercillo e Geraldo Azevedo. "Também tem a dupla Anavitória, que são incríveis e trocam uma ideia comigo. Receber apoio de artistas assim é incrível, algo que eu não esperava há dois anos."

@mamedelucas Anunciação ?? amo dms! #foryou #fyp #dueto #coverbrasil #cantacomigo #tiktokbrasil #alceuvalença ? som original - Lucas Mamede

"As músicas autorais que lancei são todas composições minhas e eu senti um abraço muito grande do público com elas. Estou ansioso pelo o que está vindo aí. A galera está pedindo muitas músicas novas."

Futuro: álbum e turnê

Lucas está em negociação para começar a trabalhar no álbum. "Acho que o formato do álbum impacta mais a fã base, dá para conversar mais com o público e criar um contexto. Estou me programando para lançar no ano que vem, a expectativa é que ele venha muito bom."

Ele revela que tem recebido muitas propostas para fazer shows, inclusive fora do estado. "O nosso maior público é em São Paulo. Ele é bem espalhado pelo Brasil todo. Porém, estamos dando uma segurada pelo momento que estamos vivendo. O foco agora é o álbum, mas a minha ideia é entregar uma experiência de verdade nos shows. Eu gosto muito, sou apaixonado pelo o que faço. Quero fazer shows com o lançamento do álbum, espero fazer uma turnê pelo Brasil quando todos estiverem vacinados. Estou me organizando para isso."

Tags

Autor