FOTOGRAFIA

Exposição fotográfica sobre cultura de terreiros marca reabertura da Torre Malakoff

'Orixás, Mestres e Folhas', do pernambucano Hermes Costa Neto, será inaugurada no sábado (20)

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 17/11/2021 às 18:50 | Atualizado em 17/11/2021 às 20:18
Notícia
X

A Torre Malakoff, equipamento cultural localizado no Bairro do Recife, será reaberta ao público no próximo sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O espaço estava fechado desde o início da pandemia e recebe agora a exposição Orixás, Mestres e Folhas, do fotógrafo pernambucano Hermes Costa Neto. A mostra reúne 82 fotografias impressas em gabardine, através de técnica de sublimação, com a visão particular de Costa Neto sobre ritos de matriz africana.

A produção resgata mais de duas décadas de cultura de terreiro em Pernambuco, sob a ótica de quem tem uma íntima ligação com esses lugares. A produção é de Felipe França, coordenador do Ponto de Cultura Batá Kossô, e profundo conhecedor dos ritos locais.

"A exposição é fruto de uma pesquisa que venho realizando desde o início de minha profissão, em 1999, quando comecei a frequentar as primeiras festas de terreiro. Tenho esse projeto como uma de minhas missões de vida: a difusão e a desmitificação, que vai de frente com a luta contra a discriminação racial e o preconceito que circunda a religião e cultos aos orixás", reforça Hermes Costa Neto.

HERMES COSTA NETO / DIVULGAÇÃO
Registro de Toque para Xangô, feito por Hermes Costa Neto - HERMES COSTA NETO / DIVULGAÇÃO

A mostra, continua o artista, é cerca de 90% composta por imagens analógicas e em preto e branco (com os 10% de fotos digitais impressas coloridas); ocupando todo o primeiro andar da Malakoff, em quatro salas. Duas delas dedicadas às fotografias; uma terceira montada para exibição de vestimentas representativas dos orixás mais cultuados no Estado; e a quarta e última sala, com uma projeção de vídeos educativos sobre temas relacionados ao culto dos orixás.

“Dedico esse projeto aos povos de terreiro, praticantes da religião do candomblé. Nossos agradecimentos vão para todos os terreiros e zeladores de santo, que perpetuam as tradições religiosas africanas no estado”, encerra Costa Neto.

HERMES COSTA NETO / DIVULGAÇÃO
Oferenda para Yemanjá, por Hermes Costa Neto - HERMES COSTA NETO / DIVULGAÇÃO

SERVIÇO:

Exposição Orixás, Mestres e Folhas, de Hermes Costa Neto - A partir de 20/11, às 19h, na Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife). Visitação: de 21/11/2021 a 5/1/2022, de terças a sexta, das 11h às 17h; e sábados e domingos, das 14h às 17h. Na abertura haverá uma cerimônia especial, com o Pai Iguaracy de Oxum e os Ogans do Ylê Axé Oxóssi Guangoubira. 

Tags

Autor