reflexão

Mensagem do Dia da Consciência Negra: veja frases para este 20 de novembro

Neste sábado, é celebrado o Dia da Consciência Negra

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 20/11/2021 às 7:00
Notícia
X

Celebrado em todo o Brasil neste sábado, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra tem como objetivo levar à população uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, e a luta desse povo pela igualdade racial. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola, que morreu em 20 de novembro de 1695 lutando pela liberdade da população negra escravizada no País. Neste dia importante, o JC trouxe algumas mensagens do site Mensagens com Amor que fazem refletir sobre a data.

Confira:

Cicatrizes

Nenhum ser humano branco da atualidade tem algum tipo de responsabilidade pela escravidão vivida pelos negros no passado, mas todos usufruem dos benefícios dela. Enquanto o povo se beneficia, os negros convivem com as cicatrizes que os seus antepassados sofreram quando escravos. A luta negra não é brincadeira, ela é um direito pela vida. Deus não diferencia ninguém pela cor. Por que ainda existem pessoas que fazem isso? Conscientize-se no Dia da Consciência Negra!

Lute e resista

Nessa consciência negra, não permita que te apontem o dedo te chamando de vitimista nem que te inferiorizem. Mostre a força daqueles que resistiram e resistem até hoje na memória coletiva: Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares e Luiz Gama, símbolos de resistência e antirracismo. Seja você também, e não permita que te diminuam. Se o peso das feridas é grande, o orgulho dos traços, êxitos e cultura deve ser maior. Lute e resista!

Paz

O Dia da Consciência Negra não deve ser comemorado em um único dia. Precisa ser um hábito na vida de todo cidadão do mundo. Ainda existe preconceito, lamentavelmente, em muitas mentes humanas; isso precisa ser mudado e, quem sabe, vivamos em paz.

Celebrar e refletir

O Dia da Consciência Negra é uma ocasião para celebração e reflexão. É preciso celebrar a história de pessoas donas de um passado imenso e precioso, um passado cuja cultura influenciou e continua a influenciar o mundo. Além disso, hoje o dia pede reflexão. É preciso pensar a respeito da dor vivida pelas pessoas negras ao longo da história. Do colonialismo aos dias atuais, o racismo ainda é, infelizmente, uma constante. Por isso, hoje e sempre, celebre a história negra e reflita sobre como combater o racismo.

Empatia

Que tomemos consciência da importância da força dos negros na formação da sociedade em que vivemos, e que essa consciência incentive o respeito, a empatia e a igualdade.

Antepassados

Sua árvore genealógica é antiga. Seus ramos e troncos atravessaram séculos e séculos até alcançarem você. Sua ancestralidade remonta a tempos imemoriais, quando a humanidade ainda dava seus primeiros passos no mundo. No Dia da Consciência Negra, orgulhe-se de quem você é. Orgulhe-se de sua trajetória e de seus caminhos. Sobretudo, orgulhe-se de seus antepassados, pois, em algum lugar, eles também estão orgulhosos de você!

Igualdade

Que esse dia não seja apenas mais uma data, e que as pessoas não comemorem apenas o feriado.
Não precisamos de apenas mais uma data no calendário para lembrar-nos de todo o sofrimento.
Precisamos que a igualdade seja celebrada.

O problema

O problema é quando o Brasil se esquece de que é um país negro. O negro sempre esteve aqui, e sempre estará. Em nossa história, nossa cultura, nossa construção social, nosso sangue, nosso suor, nossa luta e nossas conquistas. O negro é um povo guerreiro que nunca teve o reconhecimento que merece e continua sofrendo com racismo e exclusão até os dias de hoje. Este atraso não pode continuar sendo arrastado por gerações. Acima de cores, somos humanos. A sociedade não é branca ou negra, alta ou baixa, mulher ou homem, gorda ou magra, gay ou heterossexual, velha ou nova. É tudo isso ao mesmo tempo.

Reveja suas atitudes

Muitas vezes agimos de maneira preconceituosa sem que percebamos. Reproduzimos piadas, comentários e comportamentos que, a princípio, podem até parecer inofensivos. No entanto, se os analisarmos mais de perto, perceberemos o peso e a negatividade que eles contêm, podendo ofender profundamente outras pessoas. É preciso mudar. No Dia da Consciência Negra, é necessário reconhecer privilégios e rever certas atitudes para que possamos viver em um mundo menos racista e mais diverso.

Conscientizar sempre

Todo dia é dia de respeitar ao próximo, de se colocar no lugar do outro e de saber que ele também ama, sofre e sente como qualquer ser humano — ainda que ele seja diferente de nós. Enquanto o racismo prevalecer e for reproduzido, todo dia deverá ser dia de nos conscientizarmos sobre a condição do negro na sociedade. Portanto, neste Dia da Consciência Negra, seja empático e solidário! Coloque-se no lugar do outro.

Tags

Autor