Livro

Livro Xicaré ajuda famílias no momento do desfralde

Do "molhado para o sequinho" : pediatra pernambucana lança livro infantil para ajudar famílias e cuidadores com o desfralde

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/12/2021 às 11:02 | Atualizado em 01/12/2021 às 11:17
Notícia
X

Se você perguntar aos pais e mães a experiência com as "fraldas dos pequenos", todos vão lembrar de alguma história. Qual a família que nunca recorreu à imaginação para evitar um xixi na cadeirinha do carro ou um “número 2” fora de hora, quando não tem como recorrer ao vaso ou ao peniquinho? O que nem todo mundo sabe é que forçar o desfralde antes do tempo de aprendizagem de cada um pode gerar problemas físicos, emocionais e sociais aos pequenos. Essas e outras questões são abordadas no livro Xicaré Contra o Monstro do Vaso, que será lançado na Feira do Livro Infantil, a Flitin.

A pediatra e nefrologista pediátrica Marcela Pandolfi recorreu à literatura infantil para inspirar famílias, cuidadores e educadores na missão de lidar, de forma natural, com esta fase tão importante da vida das crianças. E assim surgiu o personagem Xicaré, que agora chega ao público com o lançamento de Xicaré contra o Monstro do Vaso, produção independente que carrega o selo da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e é voltado para crianças dos 18 meses aos 6 anos de idade.

“É comum que as crianças apresentem fases de evolução e regressão. Ter medo do vaso sanitário e se recusar a usar o banheiro são atitudes muito comuns. Nesses momentos, é necessário ter paciência e buscar ferramentas que ajudem a criança a entender seus medos e ansiedades”, reforça Marcela.

Acostumada às dúvidas e à ansiedade dos adultos, Marcela transformou a sua vivência de mais de 15 anos em ambulatórios médicos de hospitais referência, como o Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) e o Hospital Maria Lucinda, para dar vida ao filhote de jacaré que protagoniza seu primeiro livro, assinado em coautoria com o filho caçula Artur, 7, que na época enfrentava o desfralde noturno.

“Eu tinha vontade de trazer um pouco de leveza a esse mundo das doenças renais, que é tão sofrido para as crianças. Então pensamos que seria legal ter um mascote, um boneco que trouxesse identidade e ludicidade ao meu trabalho. Foi de uma criação coletiva que o Xicaré nasceu e ganhou vida própria”, brinca Marcela, que teve o insight e desenvolveu o projeto no ano passado, em meio à pandemia.

Inspiração

DIVULGAÇÃO
Marcela Pandolfi é pediatra há 15 anos e nefrologista pediátrica - DIVULGAÇÃO

A turma do Xicaré nasceu com o propósito de levar afeto e ludicidade ao mundo das doenças renais na infância. Logo, o tema do desfralde e xixi na cama foi se tornando uma demanda recorrente. A ideia veio do coração de uma mãe e pediatra que nunca pensou em um dia escrever um livro, mas que é apaixonada pelo universo infantil. Com ele, nasce também a possibilidade do Xicaré chegar a mais famílias levando leveza, respeito e carinho ao processo de desfralde das crianças.

 

Serviço

Feira do Livro Infantil (Flitin)- Academia Pernambucana de Letras

PROGRAMAÇÃO “XICARÉ CONTRA O MONSTRO DO VASO”
Quinta-feira (02.12)
16h – Contação de história / Lançamento CEPE Editora (Participação de Liane Silva)

Domingo (05.12)
11h – Bate-papo “Livros com afeto: experiências de leitura em família”. Com Marcela e Artur Pandolfi e Hugo e Pedro Madureira. Mediação de Érica Montenegro.

 

Tags

Autor