MÚSICA

Gravadora lança música inédita de Cássia Eller, que faria aniversário hoje; saiba detalhes e ouça a faixa

Música resgata apresentação feita pela cantora em 1985. Ela completaria 59 anos nesta sexta-feira (10)

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 10/12/2021 às 9:00 | Atualizado em 10/12/2021 às 23:51
Notícia
X

Se estivesse viva, Cássia Rejane Eller completaria hoje, dez de dezembro, 59 anos. A artista faleceu há quase duas décadas, em decorrência de múltiplas paradas cardíacas. A morte repentina causou grande comoção entre familiares, amigos, fãs, mas o dia de seu aniversário permanece mobilizando todos eles em prol da manutenção da arte de Cássia. Viva, como ela segue nos corações de muitos. 

O dez de dezembro é tão simbólico que deu título a um álbum póstumo, o sexto de estúdio de Cássia Eller. Foi produzido por Nando Reis, seu grande parceiro musical e amigo íntimo, e mixado por Carlo Bartolini. O lançamento aconteceu no dia em que ela faria 40 anos de idade.

Para o aniversário de 2021, também haverá presente. A gravadora Universal Music lança hoje a música inédita Espírito do Som, que chega com voz e violão originais, acompanhados de arranjos e gravações de uma nova banda. A composição foi registrada ao vivo, em uma apresentação feita em Brasília, no ano de 1985, cinco antes da estreia oficial de Cássia Eller no mundo fonográfico.

A realização foi viabilizada pelos produtores musicais Rodrigo Garcia, Pedro Fonseca e Chico Chico (para ela, Chicão), filho de Cássia. O áudio da cantora foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi a partir de uma fita cassete que chegou às mãos de Chico e foi guardada no acervo da família por mais de uma década.

VIDEOCLIPE

O lançamento do single é acompanhado por um videoclipe dirigido por Rafael Saar. A música era parte do show Dose Dupla, dirigido por Marcelo Saback, que Cássia apresentou - na época aos 22 anos - com a amiga e cantora lírica Janette Dornellas, sob a direção musical de Márcio Faraco.

DEBORAH DORNELLAS/UNIVERSAL MUSIC/DIVULGAÇÃO
Capa de Emerson Ferreira para 'Espírito do Som', a partir de foto de Deborah Dornellas - DEBORAH DORNELLAS/UNIVERSAL MUSIC/DIVULGAÇÃO

“Escutando a gravação, me veio a sensação de que aquele grande momento vocal poderia receber o peso de uma banda, o que enfatizaria a potência da interpretação da Cássia. Conversei com Chico e ele topou”, conta Rodrigo Garcia, violonista da cantora de 1997 a 2001.

A banda convidada para a versão conta, além de Rodrigo Garcia no violão, com Cesinha (bateria), Pedro Fonseca (piano e órgão), Kadu Mota (guitarra) e Marfa Kurakina (baixo).

AUTORIA

Espírito do Som é uma composição de Péricles Cavalcanti e Chico Evangelista, que ganha, reforça Rodrigo Garcia, interpretação única e potente na inconfundível voz de Cássia Eller.

“Como Zélia [Duncan] me disse recentemente: ‘Cássia tinha uma voz invencível’. O single une esse vocal a uma letra que combina com ela: a liberdade de se falar em liberdade de alguma forma”, arremata o produtor.

OUÇA ESPÍRITO DO SOM:

 

Tags

Autor