MÚSICA

Biblioteca itinerante circula por áreas sem acesso à leitura em Pernambuco

O projeto Giral - Desenvolvimento Humano e Local conta com os personagens Lilico e Leleca, que levam e contam histórias, aguçando a curiosidade por enredos e estimulando o hábito de ler

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 13/12/2021 às 19:25
Notícia
X

O projeto Giral - Desenvolvimento Humano e Local está circulando com uma biblioteca itinerante de 150 títulos em áreas sem acesso à leitura na Zona da Mata de Pernambuco. A iniciativa começou arrecadando e distribuindo cestas básicas no município de Glória de Goitá, quando os integrantes perceberam que a ausência de escola durante a pandemia estava agravando a deficiência de leitura e escrita de muitas crianças e adolescentes.

Além dos títulos, o projeto conta com os personagens Lilico e Leleca, que levam e contam histórias, aguçando a curiosidade por enredos e estimulando o hábito de ler. "Nas nossas ações, principalmente nas áreas rurais, nos sítios, a gente percebeu muito forte que o déficit de leitura tinha aumentado por causa da pandemia", diz o presidente da Giral, Leonildo Moura.

Dados sobre leitura são alarmantes

Nos últimos quatro anos, o Brasil perdeu quase 5 milhões de leitores. O número de pessoas no país que não leram nenhum livro entre 2015 e 2019 passou para 48% da população, algo em torno de 93 milhões de brasileiros. Os dados são da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural.

"A ideia da biblioteca itinerante nasce nessa situação e se efetivou este ano porque se nas áreas urbanas a dificuldade de acesso a livros é grande, imagine na zona rural, em lugares muito distantes. A gente viu o quanto é difícil uma criança ter acesso a esse tipo de coisa”, conta o presidente.

Agora, o "equipamento de leitura" vai percorrer por esses lugares e também passa a ficar disponível para convites de instituições que queiram ver quantos novos mundos Lilico e Leleca vão ajudar a desvendar.

Doações

O projeto da biblioteca itinerante da Giral aceita doações de livros voltados para o público infantil e juvenil. Quem quiser contribuir, é só entrar em contato com a instituição através do Whatsapp: (81) 98866-9794. Os exemplares vão cumprir um cronograma de visitas em 2022 por áreas da bacia do Goitá, área de atuação da Giral, beneficiando crianças e adolescentes de cinco municípios.

Tags

Autor