ACERVO

MPPE lança exposição fotográfica sobre restauração do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes

Segundo a filha do autor, Conceição Brennand, nem o próprio pai acreditava na possibilidade de restauração, devido à complexidade do trabalho

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 17/12/2021 às 16:19
Notícia
X

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, no último dia 9 de dezembro, a exposição fotográfica “Tríplice Reparação: retratos da restauração, requalificação e transplante do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes”. A coletânea de imagens estará disponível para visitação até fevereiro de 2022, na galeria no térreo do Centro Cultural Rossini Alves Couto, na área central do Recife.

>> Primeira obra da Via Mangue, Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, é instalado nesta sexta-feira (17)

>> Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes passa por restauração e é reimplantado no Recife

Divulgação/Priscilla Buhr
Painel do guerreiro de Guararapes, após restauro - Divulgação/Priscilla Buhr

A exposição apresenta passo a passo do processo de inspeção, remoção, catalogação e recuperação das Francisco Brennand, que iniciou em dezembro de 2019 com inspeção do MPPE. Produzida em 1981, a peça estava instalada na BR-232, no Curado, Zona Oeste, onde foi alvo de vandalismo. Segundo a filha do autor, Conceição Brennand, nem o próprio pai acreditava na possibilidade de restauração, devido à complexidade do trabalho. “Foi um milagre. O trabalho foi preciso e muito bem-feito", atestou.

O acervo também pode ser conferido de forma virtual, através do site do MPPE (clique aqui). As imagens foram feitas pela Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS), pela empresa Concrepoxi, e pelo promotor de Justiça José da Costa Soares.

Monumento volta às ruas do Recife

 

Arquivo Concrepoxi
Produzida em 1981, a peça estava instalada na BR-232, no Curado, Zona Oeste, onde foi alvo de vandalismo - Arquivo Concrepoxi

Nesta sexta-feira (17), o Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, de autoria do artista plástico Francisco Brennand, voltou às ruas da cidade. A cerimônia de inauguração aconteceu às 11h na Via Mangue, no Pina, Zona Sul do Recife. A peça mede 1,9 metros e tem 1,5 toneladas e é o primeiro monumento instalado na via.

A obra conta com três blocos de cerâmica, ornamentados com pinturas, que foram alvo de pichação. Três esculturas colocadas em cima do monumento também fazem parte da peça - elas representam os heróis da Batalha dos Guararapes André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Antônio Filipe Camarão - mas tiveram a cabeça arrancada por ação de vândalos.

“Eu tinha um inconformismo particular com a situação de descaso e depredação em que se encontrava o Monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes. Antes mesmo de ingressar no MPPE, já pensava em como fazer algo para impedir o total desrespeito e perecimento de um patrimônio artístico e histórico de Pernambuco”, lembrou o promotor de Justiça José da Costa Soares, responsável pelo Acordo Extrajudicial e Resolutivo.

Divulgação/Priscilla Buhr
Emanuel Barbosa de Oliveira restaurando cerâmica do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes - Divulgação/Priscilla Buhr

Participaram do projeto a empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto Francisco Brennand, Polícia Militar de Pernambuco, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Tags

Autor