LITERATURA

Morre a escritora Lya Luft, aos 83 anos, em Porto Alegre

Um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira, a escritora estava tratando um melanoma - um tipo de câncer de pele agressivo - há sete meses

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 30/12/2021 às 12:50 | Atualizado em 30/12/2021 às 13:07
Notícia
X

A escritora Lya Luft faleceu na manhã desta quinta-feira (30), na sua casa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira, a escritora estava tratando um melanoma - um tipo de câncer de pele agressivo - há sete meses.

Segundo o jornal digital GZH, do Rio Grande do Sul, Lya descobriu o câncer já metástase - quando se espalha para outros órgãos. No dia 21 de dezembro, a seu pedido, teve alta do hospital em que estava internada para passar o Natal em casa.

"Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias", disse o presidente da Academia Riograndense de Letras, Rafael Bán Jacobsen.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicou um tuíte sobre a morte da escritora. "O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos".

Carreira 

Apesar de ter ingressado na carreira acadêmica mais cedo, o primeiro livro de Lya Luft foi "Canções de Limiar" (1964), em que reúne poemas do início do seu primeiro casamento. Logo depois veio "Flauta Doce", também de poemas. "Pensar é transgredir", "As parceiras", "Perdas e ganhos", "O lado fatal"  e "Múltipla escolha" são as suas principais publicações.

 

Tags

Autor