TV

Documentário revela detalhes da imersão dos Beatles na Índia

"Os Beatles e a Índia", dirigido pelo indiano Ajoy Bose, foi disponibilizado na HBO MAX

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 24/01/2022 às 19:17 | Atualizado em 25/01/2022 às 10:26
Notícia
X

O documentário "Os Beatles e a Índia", dirigido pelo jornalista indiano Ajoy Bose, chega à plataforma HBO MAX nesta segunda-feira (24). A produção acompanha o quarteto britânico na cidade de Rishikesh, na Índia, visita que integrou uma imersão de três anos da banda na cultura indiana.

O filme reúne filmagens de arquivo, fotografias, relatos de testemunhas oculares e comentários de especialistas, juntamente com filmagens de locais em toda a Índia para dar vida à fascinante jornada de George, John, Paul e Ringo. Os músicos deixaram as vidas de celebridades no Ocidente para um remoto local do Himalaia em busca da felicidade espiritual, inspirando uma explosão sem precedentes de composições criativas.

A produção retrata, por exemplo, o primeiro encontro do George Harrison com o instrumento cítara, enquanto os Beatles estavam filmando o filme de comédia "Help!". Mais tarde, o instrumento foi usado na canção "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)", do álbum "Rubber Soul" (1965).

COLIN HARRISON AVICO LTD
DOCUMENTÁRIO "Os Beatles e a Índia", do escritor e jornalista indiano Ajoy Bose, chega ao HBO MAX - COLIN HARRISON AVICO LTD

Como os fãs dos Beatles sabem bem, essa influência chega ao ápice em canções como "Tomorrow Never Knows", do Revolver (1966), e "Whitin You Whitout You", do Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band (1967). O uso da estética indiana, juntamente ao uso de lisérgicos naquela época, deu tom à contracultura que tomava conta dos jovens no Ocidente.

O documentário revela algo pouco explorado: o impacto do fenômeno global sobre a juventude indiana. Essa influência do grupo é mostrada por meio do grupo pop contemporâneo The Savages, que nasceu em Mumbai na metade dos anos 1960, e por meio do ator Shammi Kapoor, dançando no filme Janwar, de 1965.



A trilha sonora do documentário foi composta pelo premiado compositor Benji Merrison e gravada no Abbey Road Studio 2, a lendaria casa de gravação dos Beatles, além de Budapeste, Hungria e Pune, na Índia. Compositor com formação clássica, engenheiro e produtor musical, Benji compôs musicas para centenas de projetos em filmes, televisão, instalações e eventos.

Tags

Autor