CINEMA

Filme 'Grade' provoca reflexão sobre o encarceramento; saiba como assistir gratuitamente

Filme será exibido na Mostra Tiradentes, uma das principais do País, gratuitamente

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/01/2022 às 17:46 | Atualizado em 28/01/2022 às 17:46
Notícia
X

Um dos principais circuitos de cinema do País, a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, segue com exibições até este sábado (29). Um dos destaques do festival é o documentário "Grade", do cineasta Lucas Andrade, em que faz o acompanhamento das experiências diárias e dos sonhos dos moradores da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de São João del-Rei (MG). O filme se propõe a questionar sobre as possibilidades criativas das pessoas encarceradas.

No documentário, o diretor mostra um tipo específico de reclusão de liberdade, a qual as pessoas têm o papel de assumir a manutenção de espaço, controle de atividades e até a segurança - diferente principal modelo carcerário brasileiro. Por isso, o documentário conta com a participação ativa das pessoas apenadas, a partir das suas expressões diretas.

"No processo de feitura do filme, buscamos propor que se alguém estava nas imagens e sons que produzimos no local, seria por vontade de se colocar para câmera e para o gravador, a partir da sua maneira de se perceber, dos questionamentos coletivos que poderiam surgir disso e com os artifícios cinematográficos que nós, tanto equipe de cinema quanto apenados, tínhamos em nossas mãos para realizar tal empreitada", disse Lucas Andrade.

Ele complementa que "Quando as cenas eram construídas sem tanta presença dos apenados, a equipe buscou observar com o cinema, sabendo também que essa observação não é uma mosca na parede", afirma o diretor.

Durante o processo, foram ofertadas 20 vagas para as atividades entre os formados. A formação incluiu oficinas, além da proposição de dispositivos de cena que, ao longo do processo, serviram para desenvolver compreensão das ferramentas imagéticas e sonoras. Ali, eles aprenderam o funcionamento dos equipamentos - câmeras, luzes, gravadores e microfones - para que as pessoas encarceradas pudessem entender o universo do cinema e ajudassem a construir as narrativas junto à equipe.

Exibição

O filme será exibido dentro da Mostra Aurora. Ele vai estar disponível, gratuitamente, no site da Mostra Tiradentes, a partir das 22h deste sexta-feira (28), por 24 horas.

Tags

Autor