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Quem é Joe Rogan, pivô da perda de bilhões pelo Spotify

Famoso podcaster se tornou um ponto crítico no debate sobre desinformação digital e fez o Spotify perder aproximadamente US$ 2,1 bilhões em valor de mercado em apenas três dias

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AFP

Publicado em 01/02/2022 às 0:17 | Atualizado em 01/02/2022 às 5:14
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Um famoso podcaster se tornou um ponto crítico no debate sobre desinformação digital e fez o Spotify perder aproximadamente US$ 2,1 bilhões em valor de mercado em apenas três dias. Trata-se de Joe Rogan.

Recentemente, o cantor Neil Young, 76 anos, lenda do folk-rock, exigiu que o Spotify retirasse suas músicas (com 2,4 milhões de seguidores e mais de seis milhões de ouvintes mensais), a menos que a plataforma se dispusesse a se livrar de Rogan, 54, cujo programa é o mais popular do serviço, mas é repetidamente acusado de propagar teorias da conspiração.

O lendário artista por trás de sucessos como "Heart of Gold" e "Harvest Moon" publicou uma carta aberta acusando a plataforma de streaming de "propagar informações falsas sobre vacinas, potencialmente causando a morte daqueles que acreditam", ao disponibilizar os podcasts de Rogan para milhões de ouvintes. Em dezembro, uma carta aberta de 270 médicos e professores ao já tinha pedido à empresa que "moderasse a desinformação em sua plataforma".

Rogan desaconselhou a vacinação em jovens e promoveu o uso não autorizado da ivermectina, um medicamento antiparasitário, para tratar o coronavírus.

"Percebi que não podia mais apoiar a desinformação no Spotify que ameaça a vida do público amante da música", disse Young, sobrevivente da pólio, em uma carta aberta.

Rogan, que tem um contrato de exclusividade de US$ 100 milhões por vários anos com o Spotify, prevaleceu na decisão do Spotify.

Em um vídeo postado em sua conta no Instagram, Rogan expressou decepção por Young e também a cantora Joni Mitchell terem retirado suas músicas do Spotify e tentou explicar por que seu podcast foi criticado.

O podcaster insistiu que seu interesse é "falar a verdade, estou interessado em descobrir qual é a verdade e em ter conversas interessantes com pessoas que têm opiniões diferentes".

Spotify anuncia medidas para combater desinformação sobre a covid

Com a repercussão do pedido de Neil Young, o Spotify anunciou no domingo (30) que adotará medidas para combater a desinformação sobre a covid-19 em sua plataforma.

O número um do mundo do streaming musical incluirá links em todos os podcasts que mencionarem a covid, direcionando seus usuários para informações factuais e cientificamente verificadas, anunciou seu presidente e fundador, Daniel Ek, em um comunicado.

"Estamos trabalhando para adicionar um alerta de conteúdo para qualquer episódio de podcast que inclua discussão sobre a covid-19. Este alerta direcionará os ouvintes para o nosso Hub dedicado à covid-19, um recurso que dá acesso fácil a fatos orientados por dados, informação atualizada e compartilhada por cientistas, médicos, acadêmicos e autoridades de saúde pública ao redor do mundo, assim como links para fontes confiáveis", destacou Ek na nota.

O recurso, um "novo esforço para combater a desinformação", estará disponível nos próximos dias, acrescentou.

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